O poder do “Uai” no Minas Trend Preview

Por Lucas Rocha


                                                                         Foto: Site Finissimo


A moda pediu passagem em Belo Horizonte entre os dias 9 a 12 de abril com a 12ª edição do Minas Trend Preview. Mais uma vez sediado no Expominas, o evento que já se consagra como um dos mais importantes no cenário nacional, apresentou desfiles com as principais tendências para o Verão 2013/2014 e o tradicional salão de negócios que contou com mais de 200 expositores dos setores de vestuário, jóias, calçados, bolsas e bijous. O foco da edição na temática tecnológica discutiu as variantes no processo de produção, onde as práticas  analógicas e digitais juntamente ao diferencial do bordar e tecer da moda mineira que desponta no setor com grande relevância.


Quem compareceu no centro de eventos na Gameleira, pode ainda acompanhar a já tradicional exposição que nessa temporada foi intitulada como “Possibilidades?” e reuniu 17 criações de profissionais ligados a moda ou não, como os arquitetos Gustavo Penna e Ângela Roldão. A instalação feita na entrada do evento e no hall para área de convivência mostrou peças produzidas com diversas matérias primas, indo dos leques de madeira do “Bagulho Chinês” feito pelo estilista Luiz Claudio, passando pelo manequim repleto de zíperes do designer Rogério Lima até o vestido da marca Mabel Magalhães e seus 70 mil cristais Swarovski.


GIG, Vivaz e Patricia Motta. Fotos: Site Chic/Agência Fotosite.


Sobre os desfiles, a marca GIG apresentou um verão inspirado nos carnavais da alta burguesia. Com uma cartela de cor variada, a coleção trouxe a passarela o preto e branco, passando pelo dourado e os toques certeiros de pink, cereja, vermelho, azul e turquesa. A estilista Gina Guerra mostrou além do rústico trabalho do tricô o uso positivo do efeito óptico do P&B. A tradicional Vivaz desfilou seus vestidos de festa bem ligados a temática tecnológica do evento. Entre comprimentos longos e curtos, as modelos traziam o contraste do nude e a leveza do tecido com a inovação vinda dos bordados em prata inspirados nos computadores, arrematados por recortes modernos. Se depender de Patricia Motta, a garota inspirada pelos anos 50 fará uma viagem no tempo com saias godê bem amplas. O toque moderno no couro fica por conta do tingimento tie-dye, estampas e efeitos rendados a laser e o tingimento metalizado, sem falar no piton e chamois que dão um toque rock divertido a coleção.

Outro ponto a se destacar do MTP é como os desfiles em diferentes pontos turísticos dão oportunidade de mostrar a moda em cenários estonteantes para aqueles que não conhecem a cidade. Nessa edição os responsáveis pelo feito foram Victor Dzenk e Rogério Lima que apresentaram suas coleções no parque Mangabeiras. Com trilha sonora de Clara Nunes interpretada por Aline Calixto, a parceria não poderia ser mais acertada. O glamour esteve presente nas peças de Victor e Rogério com vestidos esvoaçantes, trabalhados na estamparia digital de tons lavados florais que apareciam também nos acessórios. A sensualidade ficou por conta de recortes aplicados no tule e transparências não usuais, enquanto as poucas criações masculinas apostaram no colorido e estampado e seu sempre bem vindo degradê na alfaiataria branca.



Pra quem acha que o trabalho dos profissionais de moda é apenas cobrir os desfiles da estação está muito enganado. Além de acompanhar o que o Verão nos reserva, na quinta (11), jornalistas, compradores e convidados acompanharam o Preview do Fórum de Inspirações: Inverno 2014. Com palestra ministrada por Marnei Carminatti, foi apresentado pesquisas elaboradas pelo Núcleo de Design de Assintecal com coordenação do renomado estilista Walter Rodrigues. De olho nas passarelas internacionais, acontecimentos culturais, programas de televisão entre outras referências, foi apresentado possíveis vertentes e cartelas de cores para a estação do frio. Para aqueles que gostam de saber tudo com antecedência, podemos antecipar que românticos, fãs da lua e histórias infantis ou festivais de música não vão se decepcionar com o que vem por aí.



0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top