SUBVERTising


Você muito provavelmente já soltou algumas risadas com alguma paródia, seja de alguma música ou de algum filme. É uma raiz cômica bastante popular, ainda mais atualmente, com a grande popularização da internet. Uma boa paródia consegue passar despercebida a olhares distraídos, mas intriga a quem está prestando um pouco mais de atenção.

Várias vezes, paródias também são usadas como forma de protesto. Uma vertente que usa bastante esse artifício é a Subvertising. Nela, os subverts parodiam anúncios publicitários, sejam comerciais, políticos ou governamentais, buscando mostrar uma visão diferente e muitas vezes degradante sobre as empresas que estão utilizando. Em um bom ato de subvertising, a imitação se aproxima bastante da versão original, quase que confundindo quem está vendo, mas deixando claro seu objetivo no final e mostrando aos receptores que eles foram "manipulados".







Além de subverts que atacam as grandes marcas, existem aquelas que se utilizam delas para protestar contra outros temas.


E tem ainda aqueles que o fazem de forma descompromissada, talvez apenas com objetivo de fazer rir. Uma forma de protesto que aparentemente não tinha o objetivo de protestar. Alguns exemplos próximos são os vídeos do Galo Frito, canal do Youtube.





0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top