Nana Gouvêa: marketing pessoal e autopromoção


A CRIA UFMG Jr. está em programa trainee e nada mais justo que colocar nossos futuros colegas para ralar. As postagens dos próximos dias serão da colaboração daqueles que estão com um pé no aquário laranja.
Postado por: Isabela Leite


      Esquecida pelo público desde que participou do reality-show ‘Casa dos Artistas’, a atriz e modelo Nana Gouvêa voltou a atrair a atenção da mídia, ao publicar um ensaio fotográfico junto aos destroços do Furacão Sandy.  Falta de senso crítico? Ou uma maneira minuciosamente planejada de promover sua imagem? Mais do que propor tais questionamentos, a situação reacendeu uma antiga polêmica: há diferença entre marketing pessoal e autopromoção?


       Apesar de, muitas vezes, tais conceitos se confundirem, eles não significam a mesma coisa. O marketing pessoal consiste, basicamente, em uma atividade de planejamento, em que metas e objetivos devem ser traçados – a curto, médio e longo prazo - para que determinadas habilidades sejam adquiridas.  Assim como em uma empresa, a estratégia mais eficaz não é se auto afirmar como x ou y, mas fornecer meios para que seu público o reconheça como tal. Já a autopromoção, é um ato isolado – na maioria das vezes não planejado corretamente - que pode repercutir tanto positivamente quanto negativamente em sua carreira. Seria este, então, o caso de Nana Gouvêa?


Quadro indicativo do aumento do volume de pesquisas para “Nana Gouvêa

    Planejadas ou não, as fotos – que viraram virais da internet -, auxiliaram na volta da atriz à mídia. Segundo o Google Trends, site que indica as palavras chaves mais procuradas nos mecanismos de busca, tags relacionadas ao nome da atriz tiveram um aumento repentino de busca. O volume de pesquisa por termos relacionados à Nana, comparado com o dos últimos sete anos, chegou a aumentar em 100%. A modelo ainda foi notícia em conceituados jornais estrangeiros, como o The Sun, New York Post e Daily Mail.

Fonte: Google Trends

1 comentários:

Anônimo disse...

autopromoção clara!!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top