Publicidade e música




Aproveitando a temática musical dessa semana de postagens no blog resolvi escrever sobre campanhas recentes que primeiramente vieram a minha cabeça sobre unir publicidade ao universo da música.  A fusão dos dois temas é mais que recorrente em comunicação, tendo a sintonia da parceria um fator multiplicador do potencial de alcance.

Começo por um filme criado pela McCann, e que bombou nas últimas duas semanas, para a Metro trains (Companhia ferroviária da Austrália).  Já aviso que dificilmente se livrarão da música por um bom tempo.


A campanha busca basicamente alertar por meio de diversas maneiras estúpidas de morrer sobre comportamentos perigosos nas estações de metro, como por exemplo andar entre as plataformas. Além do filme, foi feito também um site, Tumblr e a disponibilização do áudio no SoundCloud.


Todo mundo já associou algum momento da sua vida a uma possível trilha sonora coerente. Eu costumo lembrar muitas vezes de diálogos e situações justamente pela música que tocava naquele instante.
LoudBlue é um novo projeto da Ballantine’s que usa de algoritmos para analisar informações presentes em sua fotografia do Instagram e sugerir a música mais adequada. Foi criado pelo Work Club para potencializar o posicionamento da marca nas mídias sociais.
Além das cores presentes na foto, o software reconhece também o brilho, a composição e se ela apresenta pessoas ou paisagens. Tudo isso para linkar com as melhores trilhas sonoras. 

Por último mais uma daquelas eternas publicidades bonitinhas de bebês. Dessa vez é uma campanha da marca de nutrição Cow & Gate. Com a assinatura de “Alimente a personalidade de seu filho” os produtores soltaram a garotada em um estúdio musical repleto de instrumentos, onde ficaram livres para fazer o que quiser.


O vídeo é simples, a ideia bobinha e as crianças fofinhas. O mérito está no posicionamento interessante da marca e no alinhamento que a peça conseguiu transmitir. Além claro da boa edição do filme.

Para quem quer ler ainda mais um pouquinho sobre a combinação publicidade e música, está aqui um post sobre a tendência trash das propagandas de cerveja no Brasil.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top