Memeficação Musical

Sabe aquele refrão pegajoso, fácil de lembrar e que acaba sofrendo milhares de adaptações? Ele pode pertencer a uma música que foi "vítima" da memeficação musical. Mas o que é "memeficar"?

Na cultura da internet, é chamado de meme praticamente tudo aquilo que se espalha (através de compartilhamentos nas redes) pelo ciberespaço rapidamente e em uma proporção incrível, ficando difícil encontrar alguém que tenha contato com a web que não tenha visto esse conteúdo. Dentro disso, o que mais costumamos ver possuem teor humorístico, o que incentiva o compartilhamento por pura diversão. Segundo a pesquisadora Raquel Recuero, existe um motivo para que esse meme seja repassado entre os usuários, algum ganho, o que ela chama de capital social. Existem vários valores que funcionam como base para essa propagação, sendo que um dos mais comuns é o puro desejo de provocar risadas e ganhar reconhecimento, afinal, todo mundo quer parecer antenado atualmente.

"Memeficar", portanto, é todo esse processo que torna um determinado conteúdo popular e reconhecido, desde o valor que influenciou essa popularização aos restos dos compartilhamentos entre usuários.

Diversas músicas da atualidade passaram por esse processo, tanto em seu formato original quanto em adaptações dos mais diversos tipos. Que tal lembrar alguns deles na Semana da Música?

Um dos maiores fenômenos da internet nesse ano foi o hit "Call Me Maybe", da cantora Carly Rae Jepsen. Não somente a música em si tornou-se extremamente popular, como o próprio refrão sofreu milhares de adaptações com inúmeros temas em diversas formas que se espalharam pela rede.


Psy já possui quase 800 milhões de visualizações com "Gangnam Style" em um pouco mais de 4 meses. Isso sem contar as dezenas de adaptações e paródias que a música e a dança sofreram, como essa:

Existem também aquelas versões que sofreram uma memeficação muito maior que as músicas originais.

E quando o próprio cantor, cantora ou banda acaba sendo memeficado, seja por uma situação que passou, uma foto ou pela sua própria imagem?

Além de tudo isso, algo recente na internet brasileira e resultado dos shows da Lady GaGa no Brasil foi a memeficação de alguns de seus fãs, com suas roupas... "extravagantes". O meio exemplo disso é o "Menino do vestido azul", que ganhou até um tumblr.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top