O natal vem aí... o que esperar das Propagandas?

Luzes piscando por todo lado, guirlandas penduradas em portas e elevadores, árvores enfeitadas por laços e bolas vermelhas. É... o Natal finalmente está chegando. Estamos há menos de seis semanas para essa data que vem sempre cheia de expectativas, desde as tradicionais decorações à sua divulgação pelas diversas mídias atuais. Nesse clima natalino, as propagandas não poderiam ficar de fora.

O imaginário popular visual de Natal, que existe desde os cartões impressos, continua a ser utilizado hoje nas grandes publicidades que encontramos por aí. Mas esse modelo existe há muito tempo e sua evolução é curiosa para os futuros publicitários ou curiosos da área!

A Coca-Cola sempre foi lembrada por suas propagandas de Natal. Em 1930, ela encomendou o artista Haddon Sundblom para desenhar imagens na publicidade de Papai Noel com a Coca-Cola. Esse simpático, alegre e fofo Papai Noel, utilizado para promover a imagem do produto, ficou conhecido mundialmente e até hoje é relembrado como o velhinho natalino da Coca. Muitas versões foram recriadas mais tarde, mas vale lembrar a primeira e clássica:


Coca-Cola, 1930. "The busiest man in the world comes up smiling after... the pause that refreshes."
 Essa série não só criou esse estereótipo moderno do Papai Noel como o padronizou e o popularizou mundialmente.

Coca-Cola, 1931. "My hat's off to the pause that refreshes"

A primeira propaganda da Coca-cola que reverenciava o Natal, no entanto, era uma que continha uma menina com evidentes roupas natalinas e, como nos Estados Unidos essa é uma época fria, vinha com o slogan “Thirst knows no season”(A sede não conhece estações).


Coca-Cola, 1921. "Thirst knows no season"
Mais tarde, a Coca-cola deixou um pouco de lado o velhinho, pois esse não era apropriado para o atual contexto de diversidade e multiculturalismo. Ele é, afinal, decididamente, um homem e de cor branca. Para isso, as novas propagandas começaram a ser apenas com árvores de natal, ou renas, que, recentemente, foram substituídas por pingüins e ursos polares, para, além de acolher o ideal de diversidade, minimizar a conexão com as origens cristãs do feriado.


Coca-Cola, 2009. "Abrace. O melhor presente é você."
Veja outras propagandas natalinas antigas:
 
Lundborg's Perfumes, 1894. "Take advice from Santa Claus and get a good supply of Lundborg's Perfumes"

Absolut Vodka, 2000. "Absolut 24th"
 
Essa é uma época, definitivamente, inspiradora para as propagandas. Tanto pelas cores vivas e pelo entusiasmo que vem com ela, quanto, principalmente, pelo próprio ideal natalino de união, compreensão e confraternização. Há, então, muito o que explorar. 

O que será que as grandes publicidades estão nos preparando para esse Natal? Vamos aguardar ansiosos!

2 comentários:

Guilherme Lopes disse...

Olá pessoal da Cria!

Estou acompanhando o blog.

É bacana ver exemplos de ações e campanhas de grandes marcas, com verbas para fazer e acontecer.

Gostaria que vocês publicassem também post sobre pequenas marcas, ações mais em contas e muita criatividade.

Agradeço e um abraço a todos!

Pedro Reis disse...

Guilherme, que bom que está nos acompanhando.
Levarei sua sugestão para o núcleo de Planejamento, do qual sou coordenador.
Bom, mesmo sendo de grandes marcas, já postamos cases muito criativos e de baixo custo. Você viu o post "Você acha que está seguro?" ? Vale a pena! http://criaplano.blogspot.com/2010/10/voce-acha-que-esta-seguro.html

Abraço!

 
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