E do que as mulheres lembram... (conheça as marcas mais lembradas pelas mulheres)

Segundo a Sophia Mind, Empresa de Pesquisa e Inteligência de Marketing Feminino do Grupo Bolsa de Mulher, as marcas Natura, Ipê, Unimed e Oi estão entre as mais lembradas pelas mulheres. A pesquisa realizada nas cinco regiões brasileiras com mais de 14 mil entrevistadas em cinco ondas no período de outubro de 2009 até setembro deste ano, aponta para uma liderança indiscutível da Natura. A marca foi a mais lembrada em três categorias diferentes: Beleza, Cuidados Pessoais e Preocupação com o Meio Ambiente. Nas duas primeiras a vantagem sobre a segunda colocada é de seis e oito pontos (Avon e Johnson e Johnson, respectivamente); já na terceira houve um empate com a “novata na categoria” Ypê, seguida da Petrobras.

A Ypê vem mudando sua imagem por meio da comunicação com as consumidoras, disponibilizando no site mais informações sobre os projetos ambientais e parcerias “ecofriendly” que já vem sendo citadas em seus comerciais há algum tempo. “A Ypê está fazendo um trabalho incrível. Esse posicionamento mais que dobrou a lembrança das consumidoras de uma onda da pesquisa para outra. Isso é um trabalho louvável de marca, resultado de uma ótima estratégia”, afirma Andiara Petterle, CEO do Grupo Bolsa de Mulher.

Stepahn Dualibi, Gerente de Marca da Unimed – Rio acredita que o posicionamento da marca se deu pela mudança de paradigmas da empresa quando ela deixou de falar de doenças e dedicou-se aos valores como cuidado com a família e emoção que, segundo a gerente, são ideais próximos dos que as mulheres acreditam. Ela também atribui o sucesso as campanhas de Marketing direcionadas para as mulheres como a “Você não precisa ser perfeito para ser feliz” e também ao alto investimento feito pela Unimed em mídias.

Enquanto algumas marcas se mantiveram na liderança outras perderam a posição por não investir na manutenção de sua imagem; foi o caso da Veja, por exemplo, que apresentou queda na categoria limpeza enquanto a Omo ganhou destaque. Neste ponto Bruno Maletta, Sócio Diretor da Sophia Mind, faz uma observação importante: “Todo crescimento normalmente é equilibrado com o trabalho de publicidade e Marketing das marcas”. Nesse ritmo outras marcas vem tomando espaço como a Pantene, que nas primeiras ondas da pesquisa nem era citada.

Conheça outras marcas lembradas pelas mulheres:

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top