A Copa depois da Copa

Minha série de posts sobre publicidade e copa já tinha acabado, mas a Copa do Mundo ainda não acabou fora de campo. Aliás muito longe disso, especialmente quando se trata das duas megafornecedoras de material esportivo Adidas e Nike. 

Há não muito tempo atrás, quando ainda escrevia minha série de posts sobre Publicidade e Copa do Mundo, escrevi, usando a Jabulani como pretexto, sobre a competitividade das maiores marcas esportivas do mundo http://criaplano.blogspot.com/2010/06/publicidade-e-copa-do-mundo-4.html.

Pois então, como disse à época, juntas as grandes potências esportivas patrocinavam 22 das 32 seleções do mundial. Grandes chances de uma final entre elas. E não é que aconteceu?! 11 de Julho de 2010, final de Copa do Mundo em Johanesburgo, de um lado, trajando um belíssimo uniforme laranja da Nike a Holanda. Do outro, usando um uniforme azul ainda mais belo (post  à parte, as camisas da Adidas nesta copa que se encerrou estavam sensacionais, muito mais bonitas que as da Nike) a Espanha. Ao final de 120 minutos, a Espanha, patrocinada pela Adidas ganhou.

Coincidência ou não, para o bem da competição entre as marcas, o gol do inédito título espanhol foi marcado por Andrès Iniesta, patrocinado pela Nike. A empresa, para esquecer o fiasco de todas suas principais estrelas na copa, e para tirar a fama de pé frio após o (lindo) "Write the Future", homenageou, antes mesmo da Adidas, a seleção espanhola, repleta de jogadores da Nike, com o  brilhante "O Futuro Está Escrito", estrelado pelos campeões Carles Puyol (Herói contra a Alemanha), Gerard Piquè, Sérgio Ramos, Cesc Fabregas (autor do passe para o gol do título), Pedro e Andrès Iniesta (o herói espanhol na final).


Embora tenha saído atrás nessa corrida, a Adidas não ia deixar barato. A começar pelo slogan da marca estampado no ônibus da seleção espanhola (até porque o slogan cabia perfeitamente ao título espanhol): "Impossible is nothing". Além de seu slogan sendo mostrado ao mundo inteiro, a Adidas, patrocinadora da seleção e de alguns de seus principais jogadores, como o Xabi Alonso, Xavi e o artilheiro David Villa, lançou um comercial em homenagem à seleção campeã do mundo com uma pequena vantagem sobre a Nike: Embora tenha lançado o comercial depois da concorrente americana, a gigante alemã pôde colocar em seu filme a camisa da seleção campeã do mundo e, portanto, imagens marcantes da copa como o momento em que taça é erguida... '


E que a copa continue fora do campo!!!

3 comentários:

Fábio Megale disse...

Vale lembrar, também, que após o título os jogadores espanhóis desfilaram pelo gramado com uma camisa vermelha saudando os campeões e com o slogan da Adidas ("Impossible is nothing") de todo o tamanho na frente. Talvez essa, pra mim, tenha sido a mais evidente das apropriações por parte da Adidas.

Excelente post, Gabriel! :)

Thiago Campos disse...

Sem contar a peças produzidas pro derrotados, como Brasil e Holanda, por exemplo. Aliás, isso renderia outro post...

MakeCom disse...

Adorei o post, Gabriel.

Acrdito que o futebol seja o esporte onde as marcas mais conseguem se divulgar, né?!
A Adidas, principalmente, soube aproveitar muito bem seu slogan com a vitória da Espanha.

Abs.
Maira - MakeCom

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top