Tempestade num copo de Twix


Cada vez mais as empresas exploram o Marketing Viral. Essa estratégia consiste em lançar mensagens nas redes sociais que sejam passadas adiante, gerando uma verdadeira epidemia. Para tal, é preciso que as mensagens sejam atraentes, de forma que as pessoas tenham interesse em compartilhar. A volta do boca a boca na Internet leva a um grande aumento da visibilidade das marcas, como aconteceu com o famoso vídeo no Youtube em que Ronaldinho Gaúcho aparece chutando bolas na trave. De um dia para o outro, milhares de acessos e outros milhares de comentários sobre a Nike.

Aparentemente simples, a tarefa de publicar vídeos, imagens e textos que chamem a atenção deve ser muito bem planejada. Um case de insucesso por falta de planejamento foi o recente rumor da chuva de Twix em São Paulo. O personagem Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, criado no blog da marca, anunciava sinais da inusitada chuva:

Mensagens enigmáticas foram amplamente difundidas em blogs, Twitter, Facebook, e Youtube. Algumas mensagens apenas diziam a data (30/05), horário (14h), lugar (Av. Paulista, 1230) e um aviso para levar guarda-chuva e chegar com antecedência de trinta minutos.

O misterioso fenômeno foi um viral e tanto na Internet. Ao que parece, as pessoas foram mais infectadas do que o planejado. Na hora do evento, a tão prometida chuva foi uma distribuição manual e desigual dos chocolates misturados a um grande número de papel picado. Muitas pessoas nem conseguiram acessar o local, controlado por medidas de segurança. A agência responsável pela campanha ainda disse que houve falha em um dos canhões distribuidores do chocolate.

O que choveu mesmo foram críticas. Diversos blogs e tweets comentaram o assunto, com uma página de protesto criada só para isso. A hashtag #chuvadetwixfail foi muito utilizada no Twitter, assim como a tag #chuvadetwix, que entrou para o Trending Topics Brasil no mesmo dia da chuva.

O erro dos responsáveis foi superestimar o evento e subestimar o potencial virulento da Internet. Para a marca, ficaram apenas a imagem negativa e a dica para a vida: planeje muito antes de contagiar as redes sociais com um vírus.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top