Publicidade e Copa do Mundo - 2

Deus é... ...Argentino

Como eu havia prometido, finalmente volto a falar do assunto do momento: Copa do Mundo. Em uma época como essa, todas as atenções do planeta voltam para o evento, como nos mostra o vídeo da ESPN:



Yes, Bono, we do agree! Sim, concordamos que nada mais importa, tanto que a absoluta maioria dos comerciais nesta época do ano são sobre copa. Com um tema definido há 4 anos, cabem às agências definirem qual a melhor forma de trabalhar o tema.

Uma das formas mais usadas, especialmente em países que idolatram o futebol, é usar o lado emocional. Levar ao produto a identidade nacional, a paixão por futebol, no momento em que nada mais importa. Os 23 homens que representam seus países na África do Sul são mais importantes do que qualquer governante, congressista, enfim.

A Quilmes (mal comparando, a Brahma do Hermanos), que sempre usou esse apelo emocional, lançou um vídeo sensacional para a Copa do Mundo



Para quem sempre achou que Deus fosse brasileiro, pelo jeito ele trocou de lado...

Enfim, voltando ao que interessa, existem outras formas de se fazer comerciais lúdicos, que arrepiam de tão emocionantes, sem que sejam nacionalistas.

A Nike pensou nisso. E fez um vídeo incrível. Tendo em conta que seria uma peça global, e, portanto, não poderia tender demais a um país, a empresa usou em "Write the future" um aspecto emocional comuns a todos apaixonados pelo esporte.

Usando como mote as emoções e sentimentos que um jogador teria em momentos absolutamente cruciais e decisivos, a Nike trouxe para o vídeo o lúdico que qualquer menino tem ou teve jogando bola quando criança. Vamos ser sinceros: quem nunca, jogando bola com os amigos quando criança não pensou que se fizer uma grande jogada vai ser o maior ídolo de seu país?

A aproximação do ídolo com o fã no comercial, traz um aspecto emocional de arrepiar... então, só vendo para entender



Além da beleza do vídeo, uma sacada genial da agência, o elenco estrelado que conta com Gael Garcia Bernal, Homer Simpson, Roger Federer, e cia ltda, faz do vídeo ainda mais sensacional. Bom, um cliente que tem a verba e o time de patrocinados que a Nike possui é o sonho de qualquer agência.

De qualquer forma, emoção não é a única forma eficiente de se trabalhar comerciais em época de copa. No Brasil mesmo adoramos fazer comerciais bem humorados, mas isso é assunto para o próximo post!




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