Publicidade e Copa do Mundo – 1

Olá!, volto ao blog com uma nova série de posts sobre publicidade e copa do mundo...

Futebol é coisa séria, muito séria!

Época de Copa do Mundo. Não precisamos fazer muito esforço para saber que é um tempo diferente. Todas as peças publicitárias, todas as empresas, enfim, tudo está voltado para o maior evento esportivo do planeta.

A oportunidade está aí, aproveita quem quer. Entretanto, um bom planejamento é essencial para que não se dê um tiro no pé. Como todos sabemos, a rivalidade no futebol é coisa séria, muito séria, especialmente quando se trata de América do Sul…

A Coca-Cola se esqueceu disso. Fez um propaganda genial, brilhante, sensacional. Tão boa que decidiu repetir. O problema é que a repetiu em três dos cinco países da América do Sul classificados para o mundial. Não que a repetição de anúncios por aqui não seja comum. A própria Coca-Cola já usou diversos anúncios únicos para a América Latina, geralmente muito bons e geralmente criados na Argentina, como esse da Coca zero, por exemplo.

Mas como eu já disse, futebol na América Latina é coisa séria.

A peça especial para a copa, originalmente criada na Argentina, foi usada na própria Argentina, no Paraguai e no Chile. Apenas o fato de ser um comercial que apela muito ao emocional (apelo normal quando se trata de futebol), já era o suficiente para causar problemas, afinal, em países tão próximo era óbvio que de um jeito ou de outro as populações saberiam das propagandas.

A segunda coisa é que o planejamento de campanha se esqueceu é que, para um argentino, não a nada mais desprezível que um chileno e vice-versa. Confusão armada e zilhões de cartas reclamando. Para sorte nossa e uruguaia, a Coca percebeu o erro antes de chegar aqui…


Não sei ao certo, mas com essa falha de planejamento – que é grotesca, principalmente considerando que, normalmente essas empresas tem um gerente responsável por toda a América Latina – não seria de se admirar se um dia, ao ligar a TV, assistíssemos: “Este país se chama Lesoto…"


2 comentários:

Thiago Campos disse...

Seria genial, se não existisse o mundo digital. Coca-Cola fail.

Bárbara Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top