Comunicação interna por uma responsabilidade social


Ser socialmente responsável não é mais vantagem para uma empresa, e sim uma exigência. Ao contrário do que muitos pensam e do que muitas empresas fazem, responsabilidade social não é realizar obras de caridade, doações, ações pontuais e isoladas. Elas são sim importantes, mas não com o intuito que são frequentemente realizadas: aparecer. A legítima responsabilidade social diz respeito à postura da organização em relação a todos os seus públicos, sejam colaboradores, clientes, comunidade ou mesmo o meio ambiente, em tempo integral. Para essa responsabilidade ser real é necessário que as relações e políticas com os colaboradores da empresa sejam adequadas, pois ele é o principal público dela, quem faz esta funcionar. O público interno é a cara da empresa. Conceitualmente, comunicação interna são os fluxos e canais de mensagens que se estabelecem no ambiente interno da organização, envolvendo todos seus setores e viabilizando a interação entre ela e seus empregados. Pode ser feita via intranet, jornal mural, eventos, reuniões e, principalmente, diálogo e relações entre os mais diversos níveis da empresa. A efetivação dessa comunicação, além de difundir as informações de forma clara, fortalece as relações de trabalho dos colaboradores e seu comprometimento com a empresa. Outro ponto crucial da comunicação interna é ouvir a opinião dos colaboradores e respeitá-la ao extremo. A comunicação estará consolidada quando houver uma comunicação transparente, objetivos coletivos e a prática cidadã dentro da mesma empresa.

Quer saber mais sobre comunicação interna? Nessa quarta-feira, dia 26 de maio, Cristiane Sanches, diretora de comunicação interna da Usiminas, tratará desse assunto. A palestra será às 12:00, na FAFICH.

2 comentários:

Bárbara Monteiro disse...

A coisa mais horrível que existe é aquela responsabilidade social hipócrita de campanha de natal e plantar arvorezinhas. Essa falsidade torna (ou pelo menos deveria) a empresa pior socialmente! Mostra uma preocupacao muito maior com a própria imagem, do que com uma filantropia ou responsabilidade social verdadeira.

Luluca disse...

Excelente colocação. Ser sustentável virou algo para aparecer em campanha de publicidade. Mas os funcionários, geralmente, continuam a receber um salário baixo, pouco estímulo de crescimento e jornadas absurdas de trabalho. E cadê a qualidade de vida para eles?

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top