Fantásticos Domingos de Pânico e Gugu

Neste Domingo li a revista Istoé sobre a briga pela audiência aos Domingos a noite. E nossos Domingos, realmente, não são mais os mesmos. Antigamente era fato: o final de semana acabava com a vinheta do Fantástico, que reinava absoluto com mais de 35% da audiência, há pouco mais de anos, conforme a Istoé.


Hoje nem tanto. O Pânico na TV com seu humor de estereótipos e o, pela Rede TV, e o Programa do Gugu, da Record, com uma linha assistencialista, com quadros que o próprio apresentador usava no SBT e outros adaptados do Global Caldeirão do Huck, aproximam e por vezes ultrapassam o quarentão Fantástico.


Há algumas semanas consecutivas o Pânico tem a liderança na maior parte das noites de Domingo, e o Programa do Gugu - que se mantém na maior parte do tempo em terceiro colado com o Fantástico (a diferença semana retrasada foi de 2.3 pontos), alcança em seus picos a liderança.


Os concorrentes do Fantástico sabem usar muito bem uma arma: o fato de serem ao vivo e irreverentes. Com pautas e quadros mais maleáveis, os programas da Record e da Rede TV usam e abusam de alterar o programa no seu decorrer conforme as atrações transmitidas pelo Fantástico, como admite o próprio Gugu em entrevista à Istoé.

A Rede Globo não deixa por menos. Vendo sua maior atração dominical despencar, e diga-se de passagem muito mais pela própria queda de qualidade do programa, estreiou mais de 18 quadros durante 2009 - embora, segundo a emissora fluminense, não se trata de uma reestruturação, mas sim da dinâmica do programa.

Cabem aqui algumas questões sobre dois pontos essenciais. O primeiro é com relação à audiência. Será que ela ficou mais crítica ao, outrora absoluto, Fantástico? O programa caiu de qualidade? As outras emissoras conseguiram criar programas de qualidade para concorrer com a atração global? Evidentemente todas as respostas são sim, mas, todavia, a segunda pergunta é a mais essencial. O próprio Daniel Filho, ex-diretor da emissora e um dos idealizadores do programa global já tratou publicamente o assunto. A revista eletrônica está cada vez menos original e menos revista.

O segundo ponto é com relação a própria Globo. Será que a emissora fluminense esqueceu as sandálias da humildade e, crendo na superioridade "natural" do fantástico, esqueceu-se de planejar as possibilidades futuras e inovar o programa?

Jamais saberemos.

O que se sabe é que agora o final de semana se encerra não só pela vinheta do Fantástico, mas também pelos "Salves" do Zina e as casas entregues por Gugu...






1 comentários:

Anônimo disse...

Boa matéria. Grandes constatações

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top