Planejamento desde o site

Sites hoje em dia são uma das principais ferramentas de comunicação entre empresa e cliente. Então porque não planejá-los e colocá-los em consonância com o conceito de comunicação da empresa?
Isso é fundamental, afinal, para muitos, o site será a primeira, principal e até única forma de conexão com a empresa. E não é só o layout que tem que adaptar à visão da empresa. A informação colocada e a forma em que ela está disposta são essenciais para que o visitante sinta-se instigado à continuar navegando e a conhecer melhor a empresa.
Essencial, mas não é fácil. Afinal, para uma arquitetura de informação coerente e atrativa é necessário todo um processo de planejamento. O primeiro passo é identificar o público preferencial e o objetivo. Parece bobagem, mas não é. Pessoas de classes, faixas etárias, formação distintas, tem relações diferentes com a internet.

Isto feito, é necessário pesquisar. E não adianta ir só em sites de busca para fazê-lo. Tem que se entrevistar, testar sites, observar a navegação do público preferencial. Essa pesquisa fornecerá dados essenciais, a partir dos quais você pode escolher os melhores nomes dos tópicos da página, a estrutura de navegação (conforme a atenção), o número de menus, enfim.
Assim, tudo planejado o site fica conforme todo o conceito da empresa. Ou seja, uma empresa que quer uma imagem segura, deve ter um site com navegação segura, bem como uma empresa que se diz ousada, merece um site igualmente corajoso. Um bom planejamento pensa nisso tudo: ou seja, tornar todos os conceitos, imagens e peças em consonância, tornando a marca, o nome, a empresa cada vez mais forte

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

E como é importante este aprendizado já na faculdade.Semestre passado fiz uma cadeira em que o trabalho era pensar, planejar e executar um site, desde o wiframe até o layout final.

MATEUS

Promove's disse...

Pois é... Nada como um bom site pra você se identificar com a empresa. Se você não entende o site, logo sai fora e procura outro que te de as informações que precisa.

Ju M. Olinto
Equipe Promove's

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top