Planejar pra quê?

Falar de planejamento para um cliente leigo no assunto é uma tarefa árdua, ainda mais quando isso envolve os recursos financeiros do mesmo. Incorremos no perigo de que ele faça uma interpretação que sub ou superestime a importância de se planejar. Mas, planejar pra quê? Será que o fato de não garantir a eficácia de suas propostas invalida um plano? Será que através do planejamento conseguimos controlar o futuro?



Bem, eu diria que nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Não se pode considerar que planejamento é nada por não funcionar como uma bola de cristal que prevê o futuro. Mas também não podemos pensar que planejamento é tudo porque nos dá uma idéia do cenário futuro, em função de pesquisas.


Trabalhar com estratégias de comunicação significa lidar com um processo de produção de sentido complexo em que nem tudo sai como você quer, nem todas as situações podem ser antecipadas por um plano. Não é possível controlar totalmente os resultados que uma peça publicitária ou uma ação de relações públicas gera nas pessoas. Por outro lado, temos também ações de pessoas que aparentam nenhum planejamento, mas que produzem um efeito de visibilidade até melhor do que se fosse planejada. É o que parece que aconteceu com os videoclipes literalmente toscos que Stefhany, a dita Absoluta, disponibilizou na internet e abriram espaço para ela na grande mídia.



A idéia de Stefhane teve uma repercussão nacional enorme e, sem querem, ela contribuiu com a marca Volksvagen, gerando uma mídia espontânea de mais de um milhão de visitas no YouTube. A iniciativa lhe rendeu um Cross Fox como recompensa da companhia de veículos no programa Caldeirão do Huck.


Voltando a questão, planejar é uma forma mais segura de lidar com o ambiente contemporâneo, marcado por incertezas, mudanças, recursos limitados e variedades de alternativas de comunicação. Embora o planejamento não influencie totalmente as interpretações, ele tem capacidade de estabelecer padrões para uma boa comunicação, ou seja, uma comunicação que não prejudique o entendimento. Além disso, planejar serve para que o estrategista faça escolhas mais cofiáveis, porque levam em conta aprendizados passados e possibilidades futuras.


E você, acha que vale a pena investir em planejamento?




0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top