O outro lado da moeda

Planejamento é essencial às campanhas publicitárias. Isso já falamos extenuadamente. Para provar, desconstruimos várias campanhas de sucesso. Desconstruir campanhas boas é fácil, fica simples entender onde o departamento de planejamento usou, qual o conceito criativo, os públicos...

Mas, como todos vemos, nem toda peça aprovada é tão boa assim e desconstruir campanhas ruins é um exercício talvez mais difícil. Vamos tentar fazer esse exercício com duas peças especificamente. A primeira a campanha do Castrol GTX Flex, o primeiro óleo para carros flex



O filme é um dos mais non senses da publicidade. O conceito parece muito claro, embora, seja trabalhado de uma forma, no mínimo, incomoda. Tal conceito seria o de encaixe perfeito. O público também, proprietários de carros flex. A forma parece ter sido escolhida previamente também, usar do humor para transformar o conceito em algo palpável. Não contudo referências relevantes para o humor usado, de forma que dificilmente as pessoas vão rir do comercial. Por um outro lado, ainda que de forma negativa, o público certamente ficará com esse comercial na memória.

Outro exemplo ainda mais claro é a campanha do energético TNT, que fez uma série de comerciais com o mesmo mote.



Diferentemente do Castrol o comercial possui muitas referências, contudo mal usadas. O conceito parece claro, que é a energia proporcionada pelo produto. Contudo, a forma que foi usado, tornou o humor do comercial beirando o rídiculo, infantilizando o público, que, certamente, não são crianças.

Em ambos os casos pode-se, desconstruindo a campanha, inferir que houve uma inadequação conceitual, responsabilidade conjunta da criação e do planejamento. No primeiro comercial, faltou uma pesquisa de referências para um público muito amplo, além da definição pouco clara de qual sentimento que o comercial quer provocar. No segundo, parece o crucial foi a falta de definição do perfil do público e como ele deveria ser alcançado.

1 comentários:

Anônimo disse...

só o suvaco que posta agora?

 
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