Os Sapatos de Maurício de Sousa

Já repararam que alguns personagens da Turma da Mônica têm sapatos e outros não? E que destes uns têm dedos nos pés e outros não? A explicação está no monica.com.br, crônica 97 - indicação do próprio Maurício no twitter.
No início da turma, qunado Maurício trabalhava sozinho, não tihna muito tempo para detalhes. Com tirinhas diárias e adepto da tinta Nankim e de outros métodos mais trabalhosos de desenhar, Maurício penava.
Seu primeiro personagem, o Franjinha, é rico em detalhes, como os sapatos e as pontas no cabelo, para mostrar a franja. Seu cãozinho Bidu, segundo personagem da série, também é bem detalhado. As patinhas têm dedos e a barba é "franjada".
O terceiro personagem da "Turma do Franjinha", Cebolinha também nasceu de sapatos. Os dois próximos, Chico Bento e Zé Lele, não têm sapatos, mas seus dedos do pé são absolutamente bem detalhados.















A partir daí, o grande número de personagens e o pouco tempo fizeram nascer, Cascão, Magali, Mônica, Anjinho, todos sem sapatos e sem dedos nos pés. Posteriormente, com uma equipe grande trabalhando para ele, todos os personagens passaram a nascer de sapatos (Dudu, Marina, Jeremias, Titi, Rosinha), mas não dava mais para mudar personagens de tanto sucesso, por isso os persoangens continuaram sem dedos ou sapatos





Justificável. Afinal, a "A Tturma do Franjinha" se separou do Cebolinha e, posteriormente, ambos foram incoporados à "Turma da Mônica", na qual o Cebolinha exeerce um papel crucial e Franjinha é mero coadjuvante. Como será que a baixinha, gorducha, dentuça e invocada Mônica ganhou os corações brasileiros e "tomou a turma"? Será que o Maurício planejou um sucesso tão avassalador para a baixinha, sem dedos e sapatos?
Nunca pensei que o Franjinga fora o precursor da turma, mas após descobri refleti sobre um indício: já notaram como ao pensar em um cachorro da turma da Mônica nunca se pensa no Monicão (da Mônica) e sempre no Bidu, fiel companheiro do Franjinha? Agora sei o porquê!

Bom, o fato é que, com ou sem sapatos, a turminha do bairro do Limoeiro, embalou a infância de muita gente e, certamente, muitas outras ainda serão embaladas por ela!




























1 comentários:

Gustavo Almeida disse...

Eu nunca tinha reparado nesse detalhe... Alguns têm sapatos e outros não têm. É a desigualdade social do bairro do Limoeiro.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top