Há 10 anos havia... PÂNICO!

Seguindo o tema da semana comemorativa pelos 10 anos da CRIA, "Onde você estava há 10 anos?", falarei um pouco sobre uma novela que assombrou o mercado financeiro: o Bug do Milênio.


Foi há 10 anos, na véspera dos anos 2000, que as bolsas de valores, empresas de eletrodomésticos, e vários veículos midiáticos eletrônicos se depararam com um possível problema, como explicado pela Wikipedia:

"Como todas as datas eram representadas por somente 2 dígitos, os programas assumiam o "19" na frente para formar o ano completo. Assim, quando o calendário mudasse de 1999 para 2000 o computador iria entender que estava no ano de "19" + "00", ou seja, 1900. Os softwares mais modernos, que já utilizavam padrões mais atuais, não teriam problemas em lidar com isso e passariam corretamente para o ano 2000, mas constatou-se que uma infinidade de empresas e instituições de grande porte ainda mantinham em funcionamento programas antigos, em função da confiança adquirida por anos de uso e na sua estabilidade. [...] Caso as datas realmente "voltassem" para 1900, clientes de bancos veriam suas aplicações dando juros negativos, credores passariam a ser devedores, e boletos de cobrança para o próximo mês seriam emitidos com 100 anos de atraso."

Como todos nós sabemos, o Bug do Milênio passou sem causar grandes danos. Foram poucas falhas ocorridas, e o temor mostrou-se desnecessário. Hoje em dia é até engraçado lembrar dos produtos eletrônicos vendidos com um selo "Protegidos contra o Bug do Milênio". De qualquer forma, o episódio entrou para a história como um dos mais marcantes momentos de medo apocalíptico da nossa história. Aliás, faltam pouco mais de dois anos para 2012...

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Ah, não lembro muito destes detalhes, lembro sim que havia boatos, mas a gente acreditou mesmo qeu haveria este bug?

mateus

André Heneine disse...

Talvez a palavra acreditar não seja a correta. A verdade é que muita gente ficou ansiosa para saber o que iria acontecer. Muitas pessoas, inclusive os cientistas, não conseguiam afirmar se os sistemas eletrônicos voltariam a 1900 ou não.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top