Good Bye Jordan


Há 10 anos um dos maiores mitos do esporte se aposentou: Michael Jordan. Nesse tempo o marketing esportivo, o patrocínio de atletas as megas-campanhas publicitárias envolvendo o mundo do esporte já existiam.

Entretanto, "Air" Jordan talvez tenha sido o marco inicial das grandes campanhas envolvendo estrelas do esporte. Jordan, o melhor jogador de basquete de todos os tempos, expoente, ao lado de Magic Johnson do Dream Team dos Estados Unidos imbatível nas olimpíadas de Barcelona em 1992; hexacampeão da NBA pelo Chicago Bulls, Jordan tornou lendária a camisa 23 de seu time e de sua seleção.



Mais que isso, se transformou, senão em uma marca, em um produto incrível para uma. A Nike conseguiu junto ao incrível jogador americano um contrato de exclusividade em que jogador estrelava comerciais para a gigante americana além de dar nome aos seus produtos.

Evidentemente, no caso do marketing esportivo, a comunicação nao funciona sem o desempenho atlético. E Michael não desapontava em nenhum dos dois quesitos. Além de um garoto propaganda sensacional para a Nike, "Air " Jordan é reconhecido até hoje como o melhor de todos os tempos.



Como vocês viram Jordan fez realmente juz ao apelido de "Air". O fato é que com o desenvolvimento do marketing esportivo, que torna atletas "superstars", figuras lendárias como Michael são cada vez mais eternas, tanto que já fazem 10 anos que o astro maior do basquete se aposentou e, ainda hoje, é uma estrela e ídolo de muitos que, em 1999, mal acompanhava o esporte.





Michael foi um ídolo tão gnadioso que até sua despedida foi aproveitada, com um grande apelo emocional, pela sua patrocinadora, que, geralmente, faz contratos vitalícios com suas estrelas.



Há 10 anos Jordan se despedia, mas sua imagem, seu marketing e sua marca continuarão por muito tempo no imaginário das pessoas, porque mais que um fenômeno do esporte Jordan foi um fenômeno de marketing.

1 comentários:

Thiago Campos disse...

Depois ele voltou, pelo Wizards.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top