Campanha "Tsunami" gera polêmica e mudança de postura

A agência DM9DDB veiculou uma campanha não aprovada pelo seu cliente, a ONG WWC, e ainda por cima se inscreveu à vários prêmios com a peça. Para piorar a situação, a campanha é de extremo mau gosto. Acredito que não tenha passado sequer perto de um planner, nem foi submetida a alguma análise crítica. Pelo menos o cliente teve bom senso e não aprovou. Veja a peça.



A peça "Tsunami" da DM9DDB mostra diversos aviões em baixa altitude indo em direção às torres gêmeas. E o texto afirma que o Tsunami matou muito mais gente do que o 11 de setembro, indicando que o ser humano deve se precaver. Acho que você pode imaginar a revolta que esse anuncio gerou na população e imprensa americana. Além disso, todos sabem que o tsunami não foi ocasionado pela ação do homem, mas pela própria natureza. Enfim, tudo muito mal pensado.

A polêmica gerada pelo anuncio fez com que o concurso internacional de publicidade mudasse as regras do festival. A partir de 2010, o concurso punirá agências e profissionais envolvidos em peças divulgadas sem aprovação do cliente. O evento decidiu também investir contra peças criadas somente para concorrer a premios, punindo por três anos agências que inscreverem trabalhos veiculados uma única vez na programação televisiva da madrugada somente para justificar a inscrição - assim como as peças cuja veiculação tenha sido paga pela própria agência. A punição da DM9DDB não será retroativa, pois não haveria legalidade nessa ação. Mas, caso a fraude seja comprovada, a agência ficará proibida de participar da premiação por cinco anos.

A organização do Festival de Publicidade de Cannes também está considerando tomar uma posição em relação a peças fantasmas. "Iremos pensar nisso após consultar o mercado, porque acreditamos que a resposta precisa ser justa, sustentável e executável", afirmou uma porta-voz do Festival.

Veja mais detalhes nos links abaixo:
M&M - Anuncio da DM9DDB para WWF gera polêmica
M&M - Polêmica da DM9 faz One Show mudar regras
M&M - DM9 inscreveu em Cannes a campanha polêmica da WWF
M&M - Cannes de olho em fantasmas

2 comentários:

Gustavo Almeida disse...

É o tipíco anúncio que não considera o público e as possíveis reações. Parece que pensaram só na questão da criatividade. É por isso meus caros, que nós, planejadores, existimos, hehe.

André Heneine disse...

E o mais curioso: Qual foi a agência campeã do Cannes 2009? DM9DDB! Vai entender...

 
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