Desde quando xarás se dão bem?


Já passou por aquela estranha situação em que você quer procurar alguma impressora da HP, e só apareceu imagens de Harry Poter? Bom, se sim, tente de novo! Acho que o caso vai ser outro, agora que a HP pagou o Google para que isso não acontecesse mais! A questão de nomes já está começando a entrar mais em voga, ainda mais porque, hoje em dia, é até difícil encontrar um nome completamente novo, ou sem relações.


Mas e quando o nome é idêntico? O caso ficou nos holofotes depois do processo Cielo (nadador) X Cielo (máquina de cartão), que acabou sendo decidido que a empresa de cartões teria se beneficiado com o sucesso do nadador de mesmo nome.




Mas vamos por partes: No Brasil, as marcas são registradas por classes. São 45 classes diferentes, que reúnem produtos ou serviços com afinidades. Então podemos ter a marca “Continental” registrada para uma empresa na classe de Cigarros e para outra na classe de Eletrodomésticos e assim por diante.

Então o que aconteceu no caso Cielo? Bom, o buraco é mais fundo. Inicialmente o nadador estava atrelado à marca, por ter sido inclusive um garoto propaganda dela, mas mesmo após a recisão de seu contrato, a empresa continuou com o nome, e de certa forma, se aproveitou do nome já bastante conhecido. Resultado: a empresa de cartões deve procurar um novo nome. não antes, claro, de recorrer ao processo.

Parece complicado isso? Bom, na prática há casos mais fáceis de serem entendidos. Por exemplo, a cachaça João Andante. Um bom nome, uma boa logo, um bom produto, certo? Bom, não fosse a incrível coincidência com o nome Johnnie Walker, whiskey escocês.




Então já sabe: Um bom nome deve ser pensado, não apenas para refletir seu negócio, ser facilmente lembrado, mas também de modo a não querer brilhar as custas de outros! Cristividade é fundamental, né pessoal?

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top