A conscientização na publicidade

A conscientização é um processo difícil, pois exige uma mudança de pensamento da sociedade. Uma ferramenta que pode e vem sendo utilizada em seu auxílio é a publicidade, e de uma forma bem interessante. A publicidade consegue causar as mais diversas emoções, como a gentileza, a gratidão, a felicidade e até a compaixão, que está associada à conscientização. As campanhas que, muitas vezes, são consideradas chocantes têm um grande sucesso e geram um grande retorno.

O mais recente exemplo da conscientização através da publicidade é a campanha contra o câncer que está ocorrendo nos metrôs de Estocolmo, na Suécia.  Ela foi precedida por uma campanha de cosméticos, na qual sensores que foram instalados no metrô davam movimento aos cabelos da modelo quando o trem se aproximava, com o objetivo de mostrar a liberdade dos cabelos. A tecnologia utilizada é a mesma, porém com um objetivo diferente e que causou certo espanto nos passageiros.

Criada por uma agência sueca, a Garbergs divulga a The Swedish Childhood Cancer Foundation, uma fundação que luta contra o câncer infantil. O mecanismo da peça é o mesmo: os cabelos da modelo balançam quando o trem se aproxima, mas depois eles somem e aparece uma mensagem pedindo doações para a fundação.


Outros exemplos desse tipo de publicidade, que é forte e expressiva, são as peças do Greenpeace que fazem alertas sobre as mudanças climáticas, desmatamento, entre outros problemas ambientais. Essa diz : “ Pare as mudanças climáticas antes que elas mudem você”.


Essas campanhas abordam os mais diversos assuntos, como: cigarro, bebida no trânsito, direitos humanos, violência contra a mulher, entre outros temas polêmicos. Essa abordagem é feita de uma maneira forte, chamativa  e de grande eficácia, como a peça criada pela F/Nazca para a Unimed para alertar que o cigarro mata mais que Hitler.




0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top