A fim de mudança? Rebranding!


Em fevereiro deste ano, a loja virtual Netshoes, que atua principalmente na venda de artigos esportivos, mudou sua identidade visual e reformulou seu posicionamento, buscando modernizar sua comunicação e firmar-se cada vez mais como nome referência de e-commerce na área em que atua.



A marca, que alterou seu logo, layout do site e modo de comunicação verbal em e-mails, redes sociais e centrais de relacionamento com o cliente, passou por cerca de um ano de estudo de branding, considerando a opinião de clientes, potenciais clientes, colaboradores e parceiros. Tudo isso para conseguir transmitir a ideia de movimento e energia, muito ligada aos produtos esportivos, que são o carro-chefe de vendas da loja virtual.


O rebranding da marca parece ter sido bem aceito pelo público, o que pode não acontecer se tratando de outras empresas que decidem mudar seu posicionamento ou seu logotipo. Algumas acabam sofrendo inúmeras críticas pelo trabalho final, tanto do público, como de especialistas no assunto.

É o caso da Stock Car, cuja alteração de logotipo recebeu críticas dizendo que o novo logo parece mais o de uma marca de carrinhos de brinquedo do que o de uma empresa de competição automobilística.


Outro exemplo é do Mercado Livre, que funciona como um site de comércio eletrônico com vários vendedores, disponibilizando para compra produtos novos e usados. Em maio de 2013, contratou para renovar seu antigo logotipo a empresa argentina Imaginity, que fez valer a simplicidade no resultado final. Enquanto o desenho do cumprimento das mãos foi elogiado por uns, a tipografia escolhida para o logo foi motivo de revolta para outros.


Já a GAP recebeu uma série de reclamações quando, em 2010, divulgou seu novo logotipo. O barulho na internet foi tamanho que designers e estúdios de todos os lugares se ofereciam para criar um novo logo, de graça. Depois de receber queixas por todos os lados, a marca resolveu voltar atrás em sua escolha.


Modernizar é sempre bom, e, tendo o cuidado necessário, tudo pode sair como planejado e alavancar o nível de adesão do público. Porque o público, nessa ótica, é a parte mais importante do rebranding: é ele quem vai aprovar, reprovar, ou xingar muito no Twitter, a mudança. Mas e você, o que achou das mudanças da Netshoes e dessas outras grandes empresas?

Ah! E sabe quem tá chegando de cara nova por aí? O Cria Plano! Mas é segredo nosso, viu? Acompanha o blog pra ficar por dentro da nova identidade, que vem com tudo, feita especialmente pra você ;)



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