Uma selfie milionária e a piada inevitável

Oscar é sinônimo de glamour. Tapete vermelho, vestidos maravilhosos, ternos alinhados, e atrizes e atores se amontoando pra tirar uma selfie. Ok, essa última já não é uma característica tão comum, mas foi o que aconteceu na última edição do prêmio!

 

Comandada pela apresentadora Ellen Degeneres, a cerimônia surpreendeu pelas piadas e ações espontâneas. Mas será que elas foram assim tão espontâneas?

A resposta é não! Na verdade, a ideia original proposta pela apresentadora era de tirar fotos, e dar um clima mais descontraído à cerimônia. Mas, como se trata de Hollywood, sempre dá um jeito de melhorar aqui, ostentar ali... Aí entrou a Samsung, que já precisava apresentar seu novo modelo, o Samsung Galaxy s5, e aproveitou para fazê-lo com algumas das celebridades mais conhecidas e respeitadas.

Para que a famosa selfie fosse tirada no celular da Samsung, a empresa desembolsou cerca de 20 milhões de dólares em uma ação de marketing bem conhecida pra qualquer um atento a filmes e novelas: aquela ação de comentar casualmente, ou só mostrar um produto ou marca, o product placement.

Essa estratégia reside em fazer uma propaganda mostrando os produtos e marcas de modo subliminar e sutil. Sim, você agora deve estar pensando, mas isso não é merchandising? Bom, na verdade essa última é uma ação no ponto de venda, apenas no lugar que o consumidor decidirá qual produto realmente irá comprar, sendo normalmente impactantes e divertidas, tipo essa do BIS, que não é nada sutil né?



Além do cuidado de dar o nome certo à ação de product placement, é importante que o cenário em que o produto é inserido seja coerente a ele. Um caso fácil de ser percebido como de sucesso foi da colocação de produtos Apple na série geek “The Big Bang Theory”.



Mas ao mesmo tempo, há riscos envolvidos no processo. A marca apresentada pode não fazer muito sentido no lugar, e se relacionar com quem o apresenta. Foi o caso de Ellen, que, usando seu iPhone, marca concorrente direta da Samsung no backstage, deu forças à piada de que "pra usar Galaxy, só pagando".

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top