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Por Isadora Fachardo



A famosa hashtag, simbolizada pelo símbolo “#”, atingiu a fama graças ao site twitter, que originalmente a utilizou como mecanismo de hiperlinks, para interligar assuntos comuns em buscas e facilitar a comunicação dos tuiteiros, que ao clicar em uma hashtag são direcionados para um pagina onde só se fala de tal assunto. Ela deu tão certo e ficou popular tão rápido, que foi criado o “Trending Topics”, que são os assuntos mais falados do twitter. O modelo hashtag se espalhou pela internet, foi incorporado ao Instagram, site de relacionamento voltado para fotografias, que tem o sistema de buscas parecido com o twitter, e ao Facebook, que apesar te não ter a ferramenta de fazer com que a hashtag seja hipelink, é utilizada por usuários de qualquer forma. 

Há quem critique a popularização da hashtag, e xingue muito no twitter #chatiado defenda que ela foi criada para funcionar como palavra-chave e facilitar a busca, mas acabou desviando e sendo utilizada para qualquer coisa, desde #lookdodia , humor do dia #bomdia #fail #ficaadica, até preencher legendas de fotos, #instagood #instalove, o que seriam hiperlinks vazios de conteúdos . Pela internet achamos vários “manuais” para seu uso e inclusive o próprio twitter em “Help Center > Discover > Trends” tem uma área chamada Using hashtag on Twitter, para auxiliar o uso da hashtag no microblog. 

Porém, mais importante do que essa discussão da utilidade da hashtag, é o fato de que sua funcionalidade é totalmente comunicacional e assim, ela tem muito potencial na publicidade. Os anunciantes já perceberam isso, e hoje em dia, a maioria dos eventos, campanhas e propagandas envolvem a parte de criação de uma hashtag oficial, que possibilita a viralização do mesmo. Por exemplo, a campanha contra a violência com mulheres “Homem de verdade não bate em mulher”, veiculada no mês de março, que envolveu a participação de várias celebridades, virtualmente se disseminou como #souhomemdeverdade. Ou a campanha da Brahma “Imagina na copa, imagina a festa” que teve grande repercussão nas redes sociais, adota atualmente ainda a tag #Imaginaafesta em todas as divulgações. E tem também a rede SBT que passou por uma reformulação de imagem ano passado, para se aproximar mais do público jovem, e adotou a hashtag #Compartilhem, como slogan oficial da emissora. Inclusive o Facebook, como conta o Wall Street Journal, percebeu as vantagens da hashtag e já pretende adota-la, ainda neste ano, como index de conversações e claro, anexos de publicidades.

 


 

    

 
   Com um símbolo e você se conecta ao mundo, já disse o Presidente de receitas globais do twitter que “Hashtags são como uma fogueira. As pessoas se reúnem digitalmente a sua volta”.

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