Por Isadora Fachardo
A famosa hashtag, simbolizada pelo símbolo “#”, atingiu a fama graças
ao site twitter, que originalmente a utilizou como mecanismo de
hiperlinks, para interligar assuntos comuns em buscas e facilitar a
comunicação dos tuiteiros, que ao clicar em uma hashtag são direcionados
para um pagina onde só se fala de tal assunto. Ela deu tão certo e
ficou popular tão rápido, que foi criado o “Trending Topics”, que são os
assuntos mais falados do twitter. O modelo hashtag se espalhou pela
internet, foi incorporado ao Instagram, site de relacionamento voltado
para fotografias, que tem o sistema de buscas parecido com o twitter, e
ao Facebook, que apesar te não ter a ferramenta de fazer com que a
hashtag seja hipelink, é utilizada por usuários de qualquer forma.
Há
quem critique a popularização da hashtag, e xingue muito no twitter
#chatiado defenda que ela foi criada para funcionar como palavra-chave e
facilitar a busca, mas acabou desviando e sendo utilizada para qualquer
coisa, desde #lookdodia , humor do dia #bomdia #fail #ficaadica, até
preencher legendas de fotos, #instagood #instalove, o que seriam
hiperlinks vazios de conteúdos . Pela internet achamos vários “manuais”
para seu uso e inclusive o próprio twitter em “Help Center > Discover
> Trends” tem uma área chamada Using hashtag on Twitter, para
auxiliar o uso da hashtag no microblog.

Com um símbolo e você se conecta ao mundo, já disse o Presidente de receitas globais do twitter que “Hashtags são como uma fogueira. As pessoas se reúnem digitalmente a sua volta”.
0 comentários:
Postar um comentário