TEDx UFMG: viva o caos





 - por  Nathália Alcântara

Na noite de ontem (24) a UFMG se encheu de ideias e celebrou o caos. O evento TEdxViva o caos” trouxe para a universidade várias personalidades com o intuito de inspirar e criar conexões entre os presentes por meio de ideias e histórias de vida.  O processo de inscrição foi feito por questionários e os participantes foram escolhidos pelas suas respostas e suas experiências pessoais. Os escolhidos receberam um email que dizia: “É uma honra ter em nossa plateia uma pessoa tão na vibe TEDx UFMG quanto você”.  E a ideia de que as pessoas que estavam presentes eram especiais e tinham um perfil de empreendedorismo foi ressaltada durante todo o evento.

O primeiro palestrante a se apresentar, o vice diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Alessandro Moreira, apresentou sua proposta de uma nova maneira de se pensar o ensino de engenharia: o foco em uma formação holística dos profissionais para formar “mais e melhores engenheiros”.  Pessoalmente, meu coração palpitou quando ele citou as Empresas Juniores da UFMG como “Bright Spots”, lugares fundamentais para o desenvolvimento do aluno que devem ser incentivados (e a logo da CRIA apareceu na tela! Ai que orgulho!).

Cláudio de Moura Castro, economista e segundo palestrante da noite, levou a plateia a repetidas risadas ao contar suas aventuras, tanto literais como as profissionais. Para você que não viu a palestra entender um pouco do que estamos falando, aventuras como escalar o Pão de açúcar, fazer trilhas de moto no Camboja e andar de caiaque no Alasca em meio a Icebergs é uma pequena amostra das façanhas desse mestre. Mas, como ele mesmo frisou, pesquisas acadêmicas são proezas tão grandes quanto às descritas acima: às vezes dá certo e às vezes os resultados não são os esperados. Mas é nisso que está a beleza do ofício: o desafio de encontrar uma verdade por detrás de um fenômeno aparente.

Henrique Portugal, tecladista do SKANK e grande entusiasta de iniciativas independentes, sublinhou, em sua fala, a diferença entre essa atual geração de jovens e a geração de sua época: se antes os jovens eram criados para serem bons empregados em grandes empresas, hoje estamos sendo formados para sermos empreendedores e construirmos nossos próprios sonhos.  Sócio de uma empresa que controla fundos para investir em Start Ups, Henrique contou um pouco da trajetória do SKANK como banda independente e mostrou muita paixão pela história que construíram, dizendo pela sua própria experiência que nenhum sonho deve parecer impossível.


Christyano Malta, expert em Coaching e liderança Coach, enfatizou o poder dos valores na formação do ser humano que somos e do profissional que queremos ser. O coaching aparece nesse contexto como uma ferramenta de contínua melhoria para o indivíduo, no qual seus valores, talentos e fraquezas são trabalhados em vista de seu objetivo. Christyano mobilizou a plateia ao dizer que as pessoas que tem a ver com o seu sonho, eram aquelas que estavam sentadas bem ao seu lado: todos sorriram, olharam para os lados, cumprimentaram aqueles que eram anteriormente desconhecidos.

Fernanda Cabral, a única garota do evento e uma nata representante da nossa amada FAFICH é formada em comunicação e co-fundadora do projeto “Imagina na Copa”.  Ela conta sua história na graduação e tenho certeza que assim como eu, vários colegas se sentiriam fortemente identificados: ela entrou como Jornalista, pensou em virar RP e no final formou em Publicidade! Fernanda conta que decidiu fazer uma mudança radical de vida: abandonou a estabilidade de um emprego e uma sala com ar condicionado pela aventura de um projeto que tem validade até a copa. O projeto convoca jovens e pretende fazer uma virada no país até 2014. Vale conferir o site do projeto (http://imaginanacopa.com.br/) e os curtas produzidos pelos jovens no canal do youtube (http://www.youtube.com/channel/U CNDaAfraXi_kP6VVp5zhbNA)!

Matheus Medeiros, fundador da Start Up EI&T que ajuda os jovens a se prepararem para testes importantes como o ENEM e a prova da OAB. Sua ideia é inovar os modelos de educação com o auxílio do avanço tecnológico. Ao contar sua história de vida, assim como Fernanda Cabral, ele não estava satisfeito com a estabilidade um trabalho que não o completava, e a partir disso começou a fomentar, junto com seus amigos, uma maneira de aliar educação e tecnologias. Matheus destacou em sua palestra que pessoas geniais participam de projetos geniais, sendo eles remunerados ou não, e que a grande importância é fazer aquilo que se gosta realmente (e nós, empresários juniores temos uma ideiazinha do que é isso!). - http://www.socialeduc.com.br/

Para fechar o evento com chave de ouro, o palestrante Jussier Ramalho envolveu e inspirou todos os presentes com sua impressionante história de superação e força de vontade. Mesmo não tendo formação acadêmica, Jussier sempre teve em si o “empreendedorismo instintivo”, como ele mesmo chama. Desde garoto tinha visão de mercado e ao conquistar sua banca de revistas fez várias ações de marketing que deram um ótimo resultado de vendas sem necessariamente saber o que era o marketing. Seu método é muito simples : TBCTire essa Bunda da Cadeira. Jussier destaca que  os sonhos não são impossíveis e que é preciso plantar a semente empreendedora.

O evento cumpriu sua missão de trazer o caos, tirar os participantes da mesmice, transmitir ideias, inspirações e realizar conexões. Pessoalmente, quando as luzes do auditório se acenderam, me imaginei daqui a alguns bons anos no palco de um TEDx falando como os perrengues que passamos em Empresas Juniores fazem a diferença (e valem a pena!). 


1 comentários:

brenda disse...

Os eventos da TEDx são sempre muito motivadores e instigantes
Parabéns pela cobertura do evento!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top