Marketing da Red Bull decola em eventos


A Red Bull é uma bebida energética criada em 1984 pelo austríaco Dietrich Mateschitz e que hoje é sucesso em mais de 240 países.  Grande parte do status da marca se deve ao seu genial departamento de marketing. Em uma entrevista Mateschitz disse: "O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição”.

O empresário, que estava de viagem à Tailândia quando descobriu o príncipio da receita, conseguiu de fato tornar a imagem da marca à sua semelhança. Conhecido como “bom vivant”, sempre bronzeado e com um sorriso no rosto, o criador aos 61 anos ainda exala jovialidade. O sucesso vem em grandes números, o tornando hoje um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista “Fortune”.

Desde a fundação da empresa a marca foi responsável pela transmissão de um estilo de vida. Posicionando a construção da sua imagem no público jovem e nos esportes radicais, a bebida representa aqueles que se identificam com riscos, desafios e superação de limites. Em média, a empresa investe 35% do seu faturamento anual bruto em marketing, sendo mais da metade destinada à realização de eventos criativos e ousados.

O diretor de marketing Paulo Navio acredita que quanto maior o risco, maior é o retorno para a marca. Modalidades desafiadoras, segundo ele, colocam a marca como objeto de desejo. Um evento da Red Bull significa “a concretização de loucuras e sonhos que temos, acreditamos e gostamos”.

Além de mega eventos como o Red Bull Air Race, que ultrapassou as previsões e levou quase um milhão de pessoas à praia de Botafogo (Rio de Janeiro) em 2007, e o Red Bull X-Fighters no sambódromo carioca, a empresa também investe em ações de menor escala no Brasil, como  o Red Bull Paper Wings que aconteceu no último dia 23 em Belo Horizonte.
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O evento é uma competição eliminatória de aviõezinhos de papel que acontece em várias cidades do país, tendo como etapa final uma disputa mundial na Áustria. A brincadeira que envolve diversão, nostalgia, curiosidade e até conhecimento técnico movimenta estudantes de faculdades e universidades no mundo todo, ao mesmo tempo promovendo a marca e a inserindo na consciência dos consumidores.


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