Classe C de Consumo

Certa vez em uma entrevista Nizan Guanaes disse que um publicitário tem que conhecer um pouco de quase tudo, é o bom e tão falado repertório. Algumas coisas, porém, tem que ser conhecidas, estudadas e acompanhadas profundamente pelos profissionais de comunicação. Duas delas são, definitivamente, tendências e consumo.

Já não é novidade para ninguém que a economia brasileira está crescendo, bem como o número da PEA (População Economicamente Ativa) do país. Nesta conjuntura, uma classe outrora esquecida merece destaque, a classe C. Esta classe, que tem faixa de renda em torno 1270 e 4700 reais, tem sido, e com razão, a nova vedete dos anunciantes.

Para se ter uma ideia, a participação da classe C no mercado de decoração cresceu 52%. A classe C também já é responsável pela maior parte do faturamento das clínicas de cirurgia plásticas e por 20% das viagens à NY e por aí vai.

Destrinchando tais pesquisas e o comportamento da classe C, percebe-se alguns pontos bem importantes. Primeiro é que essa classe consome principalmente como forma de conquistar um status social, ainda que apenas a sensação de que passou uma classe superior. Em termos práticos, isso significa que ela tem hábitos de consumo muito semelhantes aos das classes AB. Celulares sofisticados, tênis caros, roupas, viagens, tudo isso virou alvo do público C, com aumento de seu poder aquisitivo e com a facilidade de crédito. Contudo, diferentemente das classes sociais mais abastadas, a classe C não demonstra fidelidade a marca. 

Outra característica notavel ao público C é sua adimplência. Em outras palavras, é um público com crédito, pois são excelentes pagadores. 

Este público, que sempre esteve à margem do consumo, entrou no mercado para ocupar uma parte considerável e as empresas estão, cada vez mais se voltando para este público. Isso significa que agora publicitários, sejam planners, criadores, mídias tem que pensar cada vez mais nesse público, que, definitivamente é que além de ter consumido bastante, ainda tem um grande potencial de crescimento.

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