A Estrela aproveitou o que é falado nas redes sociais para relançar um brinquedo que marcou a infância de muitos pais. Acompanhando a comunidade do Orkut “Volta Ferrorama”, criada em 2005, a empresa percebeu como existiam milhares de fãs que desejavam brincar novamente com o trenzinho. Com isso, a Estrela e a DM9DDB lançaram um desafio para esses adultos: se eles conseguissem percorrer os 20 km finais do Caminho de Santiago de Compostela com o Ferrorama, o brinquedo seria relançado.
Estrela relança Ferrorama depois de desafio
A Estrela aproveitou o que é falado nas redes sociais para relançar um brinquedo que marcou a infância de muitos pais. Acompanhando a comunidade do Orkut “Volta Ferrorama”, criada em 2005, a empresa percebeu como existiam milhares de fãs que desejavam brincar novamente com o trenzinho. Com isso, a Estrela e a DM9DDB lançaram um desafio para esses adultos: se eles conseguissem percorrer os 20 km finais do Caminho de Santiago de Compostela com o Ferrorama, o brinquedo seria relançado.
Classe C de Consumo
O sorvete de baunilha e a GM
Vejam como uma simples (e duvidosa) reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta totalmente inesperada de um produto. Vale a pena conhecer essa história:
A história começou quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente.
Eis o que ele escreveu:
"Esta é a segunda vez que eu mando uma carta para vocês e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição na nossa família, que é de comer sorvete depois do jantar. Repetimos esse hábito todas as noites, variando apenas o tipo de sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo.
Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então minhas idas à sorveteria se transformaram num problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro não funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer minha reclamação. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac.
A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação. Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta.
O funcionário e o reclamante, um senhor bem-sucedido na vida e dono de vários carros, foram a sorveteria no Pontiac. O engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou.
O funcionário voltou nos dias seguintes, a mesma hora e fez o mesmo trajeto. E o carro só não pegava na volta quando o sabor escolhido era baunilha.
O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro que passou a fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes possíveis e, depois de duas semanas, chegou a primeira grande descoberta. Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque este tipo de sorvete estava bem na frente. Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação ao tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar.
Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea. A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir desta linha.
Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha. A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, porque pode ser que uma grande inovação pode estra por trás de um sorvete de baunilha.
Isso serve para as empresas nacionais que não tem o costume de dar arenção a seus clientes, tratando-os até mal. Com certeza esse consumidor americano comprará outro Pontiac, porque qualidade não esta dentro da empresa, esta também no atendimento que despendemos aois nossos clientes.
É isso! OUÇA SEMPRE O QUE O CLIENTE TEM A DIZER.
Simbologia Bizarra

Esta semana conversava sobre minha futura profissão com um senhor, quando ele me perguntou se eu sabia qual era o símbolo da publicidade!
Não tinha idéia. Então ele mesmo me explicou. É o Galo! Pensei que fosse mais uma piadinha de futebol, mas não, existe uma explicação para isso: o galo é aquele que anuncia e faz alarde para chegada do dia.
Munida de tempo livre e curiosidade, fui descobrir os outros símbolos da comunicação. O resultado de cada profissão foi bizarro:
Primeiramente, porque eu não sabia que existia um mercado tão forte de anéis e chaveirinhos de formatura. A frescura é tanta, que tem até pedra preciosa e cor oficial para cada curso. A utilidade disso?

Descobri que o símbolo das RP é um golfinho. Explica-se que é um animal comunicativo e sociável. Ok, até ai. Mas, os RPs foram tão minuciosos na escolha de seu ícone que definiram até a espécie do tal golfinho.
Assim, o símbolo oficial das relações públicas são os golfinhos rotadores, não pode ser outro.

Quanto ao jornalismo, existem vários cerimoniais de formatura, ou melhor, várias opiniões quanto a seu símbolo. Alguns dizem que é uma máquina de escrever, outros uma pena com os dizeres LEX. E o quê isso significa? lei (?). Ainda numa das hipóteses dizia-se que era a raposa, pela esperteza.
Galo, raposa (só faltou o coelho!) e golfinhos rotadores, esta é a comunicação social.
"Vem ser feliz"
Sombra, água fresca e um computador.

A utilização de redes sociais por empresas, e até políticos, como meio de promoção e publicidade vem crescendo a cada dia. Dessa vez até a Costa do Sauípe entrou na jogada.
O complexo de hotéis situado no município de Mata de São João, que recebeu o ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) de 2010, lançou o concurso "O Hóspede".
A produção de um vídeo de inscrição inusitado e criativo, respondendo à pergunta "Por que você merece representar a Costa do Sauípe na internet nos melhores seis meses da sua vida?", é a primeira etapa da disputa, que elegerá um representante do resort para a internet. O escolhido vai morar seis meses na Costa do Sauípe gerando conteúdo pro resort na rede, desfrutando de toda a beleza e conforto do lugar. E ainda vai ganhar por isso.
Todas as informações você pode acompanhar no site do concurso: www.ohospededosauipe.com.br
Quem sabe você não se torna o hóspede-profissional da Costa do Sauípe?
Mobile Marketing
Segundo pesquisa de junho da UIT (União Internacional de Telecomunicações), quase 90% da população mundial possui celular. Pensando nessa grande oportunidade, cada vez mais publicitários elaboram ações de Mobile Marketing, o marketing através de mídias móveis.
O celular é um excelente meio de conexão entre marca e consumidor, mas é importante planejar para se movimentar neste mercado. Já que ninguém possui uma fórmula de sucesso, grande parte das campanhas são experimentais, na famosa estratégia de tentativa e erro. E uma das vantagens da publicidade em celular é justamente a alta capacidade de mensuração de resultados. É possível acompanhar em tempo real os números nas campanhas de SMS, download de aplicativos e games, bluetooth, etc. Dessa forma, sabe-se imediatamente se a ação está atingindo ou não as expectativas.
Aqui estão alguns cases interessantes de diferentes usos de Mobile Marketing:
- Aplicativo para iPhone
A marca Nivea Sun de protetores solares lançou no começo do ano um aplicativo que dava a indicação do protetor mais adequado e dicas de saúde através do tipo de pele, sexo, idade e localização do usuário. Além disso, lembrava-o de repassar o produto de duas em duas horas.
- SMS
A linha de absorventes Carefree , da Johnson&Johnson, distribuiu vending machines interativas em banheiros femininos de três bares de São Paulo. A máquina só era ativada por SMS, o que liberava amostras grátis do produto.
- Bluetooth Marketing
Recentemente, a sinalização das Lojas Renner de um shopping em São Paulo convidava o consumidor a ligar o bluetooth de seu aparelho. Com o bluetooth ativado, novidades e promoções de Dia dos Pais eram enviados para os celulares.
Gostou do assunto? Você pode encontrar mais informações sobre Mobile Marketing aqui.
2014 Oportunidades
Realizar um evento do porte da Copa significa infinitas possibilidades de negócios.
Mágica na publicidade

Quando a gente pensa que já viu tudo nessa vida, sempre aparece algo surpreendente.
No aeroporto de Vegas, uma bagagem diferente passava pela esteira de malas. A caixa, com o corpo de uma mulher aparecendo, se relacionava com o famoso truque de mágica onde uma mulher é cortada ao meio.
Quem fez mágica mesmo foram os criadores da campanha.
Censura ou Proteção?

Mini Publicitários

A ideia foi promover um reality show para a internet de 5 crianças que receberão briefings de ações sociais e devem criar campanhas integradas, apresentando-as através de desenhos. A produção do web reality contou com 10 câmeras escondidas pela casa e conta com 5 apisódios. Confira o primeiro deles:
Os vídeos e informações para a inscrição de cases para concorrer ao prêmio estão no site: http://www.publicidadeyahoo.com.br/bigideachair/