Relações Públicas, você conhece?

No Dia Nacional das Relações Públicas, Matheus Jasper, conselheiro da CRIA UFMG Jr, redigiu um pequeno texto em reconhecimento a esse profissional. O texto ficou muito bacana, por isso resolvemos compartilhá-lo com todos os usuários do blog. Aí vai:

"Hoje, 02 de Dezembro, o Brasil comemora o dia Nacional do Relações Públicas. Trata-se de um profissional que tem ganhado valor e, a cada dia mais, tem sido valorizado em grandes instituições e corporações. Com o tempo, as Relações Públicas também vêm ganhando lugar dentro das EJs. Mas e aí, será que a gente sabe mesmo quem é e o que faz um RP?

O Relações Públicas, como o próprio nome diz, é o responsável direto por avaliar e apontar o melhor relacionamento que as instituições devem manter com os diversos públicos com os quais as empresas precisam dialogar. Ele planeja e lidera ações que buscam conquistar a compreensão e aceitação pública.

Segundo o Sindicato dos Profissionais de RP a “Atividade-fim de Relações Públicas é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobra a organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos. Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoção, tendo por foco a marca, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública”.

Por isso, grandes empresas têm despertado para o valor e a importância de manter profissionais como esses em lugar de destaque em cargos de confiança dentro da instituição. Fazer um trabalho como esse não é uma tarefa fácil e exige muito planejamento e estudo: uma ação errada pode causar uma grande mancha na imagem das empresas.

É por isso que, cada vez mais, muitas universidades também têm tomado cuidado em formar profissionais bem preparados e competentes. As Relações Públicas são hoje uma das habilitações dadas aos graduandos que cursam Comunicação Social, assim como é o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda. Isso quer dizer que, apesar de bem direcionado, o curso dá uma idéia bem ampla do universo da Comunicação permeando inclusive aspectos mercadológicos e organizacionais de dentro e de fora das organizações. Durante o curso de Comunicação Social habilitação Relações Públicas, por exemplo, os universitários cursam disciplinas como estrutura organizacional de uma empresa, planejamento organizacional e comunicacional, gestão de imagem, teoria da opinião pública, gestão de conflitos, comunicação e mobilização social, dentre várias outras.

Há poucas EJs no nosso país que prestam serviços de consultoria em Relações Públicas. A pioneira e hoje uma das principais é a CRIA UFMG Comunicação Jr. que esse ano assumiu a recém-criada coordenadoria de Relações Públicas da Brasil Júnior. Foi um pequeno trabalho que começou a ser feito e que pode e precisa ainda ser bastante melhorado. No próximo dia 15 a coordenadoria apresentará a primeira auditoria de imagem da BJ e o Plano de Comunicação da Confederação, alinhado ao Planejamento Estratégico e direcionado com suas metas para os próximos anos.

Diversas EJs já tem se atentado para a importância das Relações Públicas e, acompanhando a Brasil Júnior, tem criado cargos ou grupos para realizarem as Relações Públicas em suas empresas. É mais uma forma de aprendizado e visão estratégica que tem surgido dentro de nossas EJs.

E aí, você sabia de tudo isso? Quer saber mais? Entre em contato com a gente e esclareça as dúvidas que você tiver. É muito interessante todo esse universo e quem sabe já não está na hora da sua EJ também ter um cargo ou um grupo de pessoas para pensar sobre isso e realizar uma função tão importante na vida das organizações. A CRIA vai se sentir muito feliz de mais uma vez poder ajudar, se você achar isso legal. Mande um e-mail para matheusjasper@criaufmg.com.br

abraços

CRIA UFMG Comunicação Jr."

Fonte: www.brasiljunior.org.br

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top