Definidores Gerais da Profissão

Comentário Inicial: Para os que vão se formar nesta habilitação e se tornarão profissionais de Relações Públicas, informações talvez não importantes, mas interessantes...


O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (www.conferp.org.br) baixou a Portaria 63/03 em 22 de agosto de 2003, determinando o texto do juramento, a cor da beca, da faixa e a da pedra para o anel dos bacharelandos em Relações Públicas, oficializando o animal representativo-mascote da Profissão e ainda informando a abreviatura de Relações Públicas.

Sobre o juramento, o texto é o seguinte:

“Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.”

A pedra e a cor representativas da profissão são, respectivamente, a safira e o azul. Os benefícios da Safira podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.

Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranqüilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro. À safira-do-brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.

Desse modo, tanto a pedra safira como a cor azul, passam a caracterizar a profissão de Relações Públicas, pois se entende que o Profissional dessa área, sendo um agente ativo na consolidação dos processos democráticos da sociedade e dos conceitos e imagens organizacionais, necessita desenvolver e aplicar tais atributos para atingir esses propósitos.

O tom da cor azul representativa da profissão de Relações Públicas será:
- para a pedra, a safira azul, oriunda do Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África ou a sua equivalente no país, a turmalina azul, denominada de Safira-do-Brasil;

- para impressão de peças gráficas o equivalente ao Pantone REFLEX BLUE C.

Os bacharéis em Relações Públicas usarão a beca da cor preta com faixa azul, no padrão apontado acima.

Já o animal representativo da profissão, a mascote RP, será o Golfinho Rotador, cujo nome científico é o de stenella longirostris. Segundo as informações do Projeto Golfinho Rotador, criado e mantido pelo Centro Mamíferos Aquáticos / IBAMA, o Centro Golfinho Rotador, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / IBAMA e a Universidade de Pernambuco, o golfinho rotador é considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável. Ele é gregário e com um comportamento social bastante complexo, apresentando dois sistemas de comunicação: o oral e o aéreo.

O aéreo é composto por diversos padrões de atividades como: saltos e batidas com partes do corpo na superfície do mar, que produzem turbulências características quando o golfinho reentra na água. Os movimentos aéreos refletem o comportamento do grupo e estão relacionados ao ciclo diário dos golfinhos.

Já a comunicação oral, uma vez que os golfinhos não têm cordas vocais, reproduzem sons, assobios e cliques, cuja emissão pode-se dizer semelhante a uma espécie de código Morse. Existem estudos que afirmam que os golfinhos mantêm algum tipo de comunicação auditiva, cujas regras serviriam, inclusive, para organizá-los socialmente.

Como são gregários, a vida social é muito importante aos golfinhos, permitindo que eles atinjam os 80 anos, caso não sofram intervenções do homem e dos seus predadores naturais, os tubarões.

Portanto, idêntico à profissão de Relações Públicas que ainda carece de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre a sua teoria e aplicação, a fim de garantir a sua consolidação no mercado; que estabelece diferentes formas de comunicação com os seus públicos de interesse no intuito da verdadeira interação; que apresenta um espírito gregário, pois acredita na união do grupo para intensificar os resultados comuns; o golfinho rotador foi escolhido para ser o animal símbolo da profissão de Relações Públicas no país.

A respeito da abreviatura do nome Relações Públicas, ficou estabelecido:
. No Brasil - RP = Relações Públicas;

. Nos países cuja língua oficial é o espanhol - RRPP = Relacionista;

. Nos países cuja língua oficial é o inglês - PR = Public Relations.


Retirado de: http://www.mundorp.com.br/rp.gerais.htm

4 comentários:

Luiza disse...

adoro golfinhos! adoro azul!
adorei! =)

Renata Rangel disse...

super interessante! vou guardar! XD
bjaaoo

Pabline Felix disse...

Huahuahauhau! Que legal! Agora nós somos focas e vocês golfinhos!
Gostei!!!
(Pergunta: tem todas essas definições para Jornalismo também? o.O)

Anônimo disse...

Olá interessante este site está bem desenvolvido.........bom estilo:)
Amei Continua assim !

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top