Que crise é essa?

Comentário incial: Pra variar de novo a crise. Parece que a informação cada dia chega a mais e mais pessoas independente do nível de renda ou instrução. Foi isso o que podemos constatar por uma pesquisa realizada pela Agência 141 SoHo Square que avaliou a percepção da crise nos brasileiros das classes C e D. O trabalho acabou resultando num site e num jornal.

27 de outubro de 2008
Agência 141 SoHo Square cria jornal e site para divulgar pesquisa que revela o que pensam os brasileiros das classes C e D sobre a crise econômica mundial

Com clientes em diferentes segmentos de atuação (bens de consumo, varejo, mercado imobiliário e serviços), a 141 Soho Square encomendou pesquisa com o objetivo de oferecer informações sobre o comportamento do consumidor brasileiro, neste momento de incertezas no cenário econômico nacional e internacional. E para divulgar os resultados obtidos, a agência preparou o jornal “The 141 SoHo Square Journal”, que será enviado a todos os seus clientes, fornecedores e parceiros. A publicação também ganhou uma versão on line, que traz uma reportagem especial sobre a pesquisa, realizada nas ruas de São Paulo. No endereço na web, os internautas podem ainda mandar para o presidente da agência, Mauro Motoryn, suas opiniões e sugestões para este momento de crise.

O estudo exclusivo, realizado pelo Ibope em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador) mais o Distrito Federal, com 400 pessoas, revela que é alto o nível de conhecimento dos brasileiros das classes C e D a respeito dos acontecimentos na economia mundial. Os números mostram que as classes C e D já estão sentindo no bolso os efeitos da crise, embora tenham uma expectativa positiva em relação à vida pessoal. Para 65% das pessoas entrevistas a volta da inflação e do aumento dos preços dos alimentos é o que causa o maior medo. Em seguida, aparecem o medo de perder o emprego (20%) e o de não poder pagar as prestações que devem (13%).

A pesquisa mostra que os efeitos da crise financeira global já são percebidos pela população das classes C e D. O nível de preocupação com a crise é alto: 75%. Os dados revelam também que 73% das pessoas têm consciência de que existe uma crise no mundo e que ela vai atingir também o Brasil. Embora estejam conscientes e preocupadas com o momento de turbulência nos mercados, as pessoas não perderam o otimismo e acreditam que 2009 será um ano melhor e que a economia se manterá em crescimento, ainda que num ritmo mais lento.

O universo da pesquisa é constituído por homens (46%) e mulheres (54%) com idade de 18 a 50 anos ou mais. A maior parte dos entrevistados (41%) situa-se na faixa etária entre 30 e 49 anos. Das pessoas ouvidas pelo Ibope, 66% pertencem à classe C e 34% à classe D.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top