Brasil ocupa 82ª posição no ranking de liberdade de imprensa da RSF

Comentário inicial: É claro que eu não esperava que fossemos o país com maior liberdade de imprensa, mas 82ª posição me parece abaixo do esperado para um país que se diz tão democrático e defensor das liberdades...

"O Brasil subiu duas posições no ranking mundial de liberdade de imprensa divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nesta quarta-feira (22/10). Agora, ocupa a 82ª posição de uma lista de 173 países. Na primeira edição do ranking, em 2002, o Brasil ocupava o 54º lugar.

Apesar da leve recuperação este ano, a RSF não poupa críticas à violência contra jornalistas no País.

“A violência contra jornalistas investigativos no Brasil é exemplo dos tipos de veneno que flagelam as democracias emergentes”.

Países europeus lideram o ranking
A Islândia lidera o ranking, que conta, entre os 20 primeiros colocados, com mais 17 países da Europa. Apenas o Canadá (13) e a Nova Zelândia (7) não são europeus. A RSF chama atenção para a Jamaica e a Costa Rica, que ocupam a 21ª e 22ª posição respectivamente.

Paz garante a liberdade de imprensa
A conclusão do estudo deste ano aponta que a paz, mais do que a prosperidade econômica, garante a liberdade de imprensa. Como exemplo, cita os Estados Unidos (36ª internamente e 119ª fora de seu território), a Geórgia (120ª) e a Nigéria, que caiu da 95ª para a 130ª posição.

“Mesmo possuindo sistemas políticos democráticos, esses países estão envolvidos em conflitos de alta ou baixa intensidade e os seus jornalistas, expostos aos perigos do combate ou da repressão”, diz a RSF.

Os "infernos imutáveis" dos jornalistas
A Eritréia ocupa a última colocação, antecedida pela Coréia do Norte e pelo Turcomenistão. Classificados como “infernos imutáveis”, a população dos três países está “separada do mundo e sujeita à propaganda digna de eras passadas”.

Bolívia perde 47 posições
Entre os países da América Latina, o Uruguai (43) é o país melhor classificado. A organização chama atenção para a Bolívia, que caiu 47 posições e agora ocupa 115ª colocação.

“A crise institucional e política exacerbou a polarização entre as mídias privadas e públicas e expôs os jornalistas à violência por causa das suas presumidas ligações com o governo ou com a oposição. Um empregado de veículo estatal foi morto”.

O ranking da RSF mede o estado da liberdade de imprensa no mundo. Ele reflete o grau de liberdade que os jornalistas e os veículos de comunicação possuem em cada país. Para chegar ao resultado, um questionário com 49 critérios é respondido por jornalistas, pesquisadores, juristas e ativistas pelos direitos humanos dos países que compõem a lista.

Veja o ranking completo aqui (em espanhol)."


Retirado de: http://www.comunique-se.com.br/

2 comentários:

Luiza disse...

puxa... tb nao esperava isso...
q osso hein?

Huxley Bruno disse...

e olha que não temos nenhuma guerra, líder tirano e crise política isntitucional ao menos aparentemente...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top