Público-alvo, qual é o seu?

Quem compra seu produto? Quais as características dos consumidores? Eles compram pela internet ou em lojas físicas?
Essas e outras perguntas ajudam na definição do seu público-alvo. Para facilitar mais ainda as coisas, existe uma divisão de gerações, determinando a característica de cada uma delas.
Há diversas divisões, cada uma dá um nome diferente para determinada geração, mas nada muito destoante.
Cheguei à seguinte divisão:

Silent generation (ou geração silenciosa) é a geração de pessoas que possuem 65 anos ou mais, que cresceram durante a grande depressão e a segunda guerra mundial. Passaram por muitas adversidades e dificuldades durante a infância e adolescência. Como reflexo disso, geralmente os silents buscam segurança nos investimentos e têm dificuldade em gastar as economias.

Os baby boomers, diferente dos silents, cresceram em uma época muito boa economicamente. Foi uma geração revolucionária, conhecida por terem conquistado o direito de ser e viver como jovens, além de terem batalhado pela igualdade social e racial. Os boomers tendem a buscar no dinheiro o prazer e o bem-estar. São os que tem hoje entre 44 e 65 anos.

A Geração X (ou geração mutante) são os nascidos entre 1968 e 1984. Assim como a silent generation, cresceu em momentos de dificuldade econômica. Esta geração tem uma relação um tanto pessimista quanto ao futuro e é menos propensa a gastos do que os boomers. Tem alto poder de consumo, por já estar inserida no mercado de trabalho, mas ainda não tem todos os bens que gostaria de ter, não tem, por exemplo o carro dos sonhos ou o apartamento dos sonhos, ainda querem viajar para o exterior, fazer uma pós-graduação, etc.

A Geração Y, nascida depois de 1985, é bem mais otimista e colaborativa. Vê o dinheiro como uma ferramenta para alcançar sonhos pessoais. De forma geral, apesar de saber claramente a importância do planejamento financeiro, acaba cedendo ao consumo. Utilizam muito pouco as mídias tradicionais, como jornal, rádio e TV, a não ser que essas mídias estejam presentes na internet; utilizam muito as mídias sociais.

Há ainda a Geração Z, que são os nascidos depois do ano 2000. Já nasceram na era da web. Consideram celular algo antiquado; o smartphone e o tablet são os aparelhos modernos. Para essa geração, assim como para a Y, a mobilidade é um grande diferencial. Assim, aplicativos para dispositivos móveis são algo a ser muito explorado para atingir esta geração, como também a geração Y.

Segue um vídeo que ilustra essas gerações e suas características:


3 comentários:

Ana Miranda disse...

Nossa Helena ! Muito legal isso da classificação das gerações. Esse assunto sempre vem quando se fala de tecnologia e consumo ! Achei exemplos de conhecidos em todas elas haha! Muito bom!

Débora Vieira disse...

Helena, muito bom!

Olavo Menezes True disse...

Muito boa dica!
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Da uma conferida!
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