Identidades Semelhantes


A Identidade Visual é a conexão entre a empresa e o consumidor. Por ela é transmitida valores e ideias sustentados pela marca e tornar-se notável através dela é o grande objetivo das empresas. A busca de inspiração em identidades já existentes pode ser parte do processo, entretanto há uma linha tênue entre plágio e inspiração. A busca pela unicidade das características que compõe a identidade visual é incessante, porém o lugar comum é um obstáculo no caminho do processo e muitos param por lá. Compilações de marcas "gêmeas" podem ser facilmente encontradas na internet (interessante ressaltar que muitas delas sequer atuam no mesmo ramo).

Pretendo explorar aqui um caso especifico que aborda identidades muito parecidas e que não atuam nos mesmo segmentos. As identidades a serem comparadas pertencem ao cantor cristão André Valadão (idealizada pela Quartel Design) e a VAIO, famosa marca de notebooks produzida pela SONY. 




As semelhanças entre as duas é visível. Porém não encontrei nenhuma referencia a esse caso que não fosse intriga de Facebook. Acredito que isso não gerará dores de cabeça para André, mas talvez gere apenas um rubor nos designers responsáveis.
Comentem se vocês acham que realmente existem semelhanças nas logos e se é motivo para alterar o trabalho realizado pelos designer. Na minha opinião acho que Valadão deveria pedir refação!!!

A logo criada pela Quartel Designer esta disponível no site abaixo. 

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Meio delicada essa situação mesmo ein? Realmente ele deveria reconsiderar e buscar uma nova identidade visual já que a sua irmã é de um empresa com muito destaque no mercado !

Idgie P. disse...

Ai ela ficou tão bonita, eu não mudaria não HAHAHAHA mas assim, não lembra nada católico...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top