Coma como se fosse porcaria !

Coma como se fosse porcaria !

Laranja, forma cilíndrica, vendida aos montes em saquinhos de plasticos, e as crianças adoram. Quem adivinha o que é ?!
Bom, acertou quem disse cenoura. Sim cenoura, aquela raízes tuberosas, que a nossa mãe nos obriga a comer quando pequenos, e se aceitamos de bom grado é só por que assistimos ao Perna Longa comendo, no sábado animado.
Quem transformou esse símbolo de comida saudável em "Junk food", termo americano para comida com baixo valor nutritivo, foi a agência Crispin, Porter + Bogusky ou CP+B, em uma conta para a Bolthouse Farms.
Parece loucura né, tudo bem deixa eu explicar melhor. A Bolthouse Farms é uma Empresa no setor alimentício que vende cerca de 500 mil toneladas de cenouras por ano. Juntamente com a Grimmway Farms controla mais de 80% do mercado norte-americano atualmente. Mas foi nos anos 90 que ela teve seu "boom", com a criação de uma inovação no setor: as Baby Carrots - cenouras descascadas, cortadas em pedaços (como se fossem miniaturas), vendidas em saquinhos plásticos.

Porém o produto vinha tendo uma diminuição significativa em seu número de vendas. E através de grupos de foco e outras pesquisas, a companhia descobriu que isso se devia ao fato de as pessoas, para evitar o desperdício, congelarem as cenouras para comer depois. E com a recessão recente para economizar, passaram a comprar cenouras normais ao invés de Baby Carrots.

A Bolthouse era uma Empresa que só pensava na dinâmica da distribuição, e não costumava investir muito em comunicação. Mas, depois desse baque, eles pararam de se preocupar só com P torto do Marketing e voltaram suas atenções para nós, os heróis da história (modéstia mode on).
A partir daí começou um trabalho pesado de Planejamento para reposicionar a marca no mercado. A CP+B, surgiu então com uma idéia genial que contradizia todas as outras agências e suas idéias, mesmo que boas, porém obvias de retratar a cenoura como a salvação contra as comidas "não saudáveis". Ao invés disso, eles abraçaram as Junk Food e entraram em seu universo de penetra, totalmente disfarçados de salgadinhos processados, mas ainda mantendo seu caráter nutritivo.


As Babys Carrots passarm a ser vendidas em saquinhos plásticos e devido a sua cor alaranjada se camuflaram perfeitamente. Aliado a isso, foi lançada a campanha ‘Eat 'Em Like Junk Food’ (Coma como se fosse Junk Food), que teve início em setembro de 2010. Três comerciais foram ao ar, assim como uma web series, chamada Munchies. Outras ações foram realizadas, entre elas a colocação de Vending Machines em escolas, ao lado das tradições de "comida porcaria", uma atitude provocativa e esperta.



Como resultado até novembro de 2010, as vendas de cenoura nos mercados de teste tinham subido entre 10 e 12% sobre o ano anterior. As máquinas estavam vendendo entre 80 e 90 pacotes por semana, e algumas escolas chegaram a procurar a Empresa solicitando a instalação de alguns exemplares para seus alunos.
Uma idéia muito criativa que mostra que nós, Planners e profissionais de comunicação, nunca podemos nos limitar, ao contrário, em casos como esse podemos fugir totalmente do que se espera do produto ou serviço e se posicionar de uma maneira inusitada e acertiva.


Baseado no post http://www.chmkt.com.br/2011/03/tranformando-cenouras-em-junk-food.html do CHMKT .

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top