Publicidade das esquinas

Há umas boas semanas já, um amigo da minha sala da  faculdade me falou sobre sua ideia de projeto de conclusão de curso. Evidentemente não vou citar sua ideia, entretanto, o tema que ele escolheu  e um outro projeto que já está em andamento no curso, me inspiraram nesta Quarta.

Todos nós estamos cercados de informação e publicidade 24 horas por dia, seja pelos meios convecionais, seja pelos suportes não convencionais e até, como os Profissionais de Mídias chamam, as "não mídia". 


No meio de tanta modernidade, tantas formas de levar o produto ao consumidor, vocês não pararam para pensar como é incrível que alguns ambulantes se destacam, virando até personagens? Ora, quem nunca foi em uma praia em que nao tinha um vendedor de queijo que era uma "figura" e que por isso desbancava todos os outros? Quantas dessas pessoas, fizeram ou estudaram publicidade?

Nem por isso as táticas publicitárias desses verdadeiros criativos da rua deixam de funcionar. A razão primeira disso, é a mesma pela qual nos centros das grandes cidades, apesar de todas as possibilidades de comunicação, nada resolve melhor que um cartaz, típico de varejo, amarelo anunciando oferta em vermelho e o preço em preto. 

É a questão de conhecimento do público. Ninguém melhor que esse ambulantes conhecem seus público e como atraí-los e chamar a atenção. A publicidade das esquinas, daqueles que nunca pensaram sequer em sentar em uma aula de semiótica, está nas ruas para ensinar aos planners que nenhum laboratório melhor que a rua. Conheça seu público, ouça as pessoas, entenda-as. Assim, juntando experiência com teoria, reconhecendo humildemente que todos tem muito a ensinar, um planejamento publicitário pode tornar cada uma de suas campanhas cada vez mais eficiente e adequada aos seus objetivos.


0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top