Engano ou abuso?

Você conhece a diferença entre propaganda enganosa e propaganda abusiva?
A propagando abusiva é aquela que induz o consumidor a praticar algo que lhe é danoso ou perigoso a vida, induzindo-o a se comportar de modo prejudicial, por exemplo. Geralmente incitam a violência, exploram o medo entre outros.
Já a propaganda enganosa se caracteriza pela intenção deliberada do anunciante de ludibriar ou criar dúvidas ao consumidor, através de ferramentas de comunicação midiática e mercadológica. Ela induz o consumidor a um erro, mostra características e vantagens que um determinado produto não tem e/ou oculta informações importantes.
Estas práticas podem ser alvo de ação pelo Ministério Público e/ou Procon e apreciação do Conselho Nacional de Auto – Regulamentação Publicitária – Conar. Foi o que aconteceu com a Nestlé.

O Procon/RJ notificou a empresa por propaganda enganosa na bebida Alpino, lançamento da marca. O processo administrativo contra a empresa foi aberto após a polêmica de que a bebida Alpino, lançada em fevereiro deste ano, não reproduz o chocolate Alpino, induzindo o consumidor a erro. A Nestlé alegou ser quimicamente impossível reproduzir o sabor do chocolate na bebida e colocou no rótulo do produto uma frase que está gerando polêmica, justamente para não induzir o consumidor a erro: "este produto não contém Chocolate Alpino", e ainda: "imagem meramente ilustrativa para referência de sabor".
Propaganda enganosa ou não, é fato que a bebida deixou muito a desejar aos consumidores do chocolate Alpino e foi alvo de críticas pesadas na internet. Quer um exemplo? http://comacomosolhos.com/alpino-fast

1 comentários:

Anônimo disse...

Um exemplo ainda mais escandaloso de propaganda enganosa é a campanha "Volta Ferrorama", da fábrica de brinquedos Estrela e da agência de publicidade DM9DDB. Para saber por que basta acessar estes três links:

http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2010/09/22/a-volta-do-ferrorama-decepcionou-os-fas/

http://the-rioblog.blogspot.com/2010/10/novo-ferrorama-estrela-como-uma-ideia.html

http://blog.jaldomir.com.br/opiniao/310-ferrorama-estrela-enganou-os-fas

.

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top