A mídia no palco

Muitos devem conhecer, mas pra quem não conhece o Teatro Oficina é um grupo que completou 51 anos de existência em plena atividade artística e social em 2009. O grupo passou por diversas fases e figuram entre os que revolucionaram a dramaturgia brasileira, além de terem passado por tenebrosas fases como a ditadura, na qual vários de seus membros foram presos e torturados.

Ainda hoje o grupo tem como diretor um de seus membros originais, o polêmico, Zé Celso Martinez. Aos 82 anos ele acredita em duas idéias básicas no teatro: a não representação e sim a atuação, o “aqui e agora”, e o público como atuador; para tal lança mão de todos os recursos disponíveis para realizar essa aproximação e, em plena era digital, a internet não poderia ficar fora dessa.

O Teatro Oficina conta com uma equipe de profissionais que mais do que apenas filmam os espetáculos – estes tem em geral de 3 a 6 horas de duração – mas que tornam o vídeo e o público (por meio do vídeo) em atuadores, criando uma nova linguagem dramatúrgica além de transmitirem essas imagens ao vivo pelo site. O grupo conta com cinco câmeras, sendo dois responsáveis apenas pela transmissão ao vivo. Porém eles não vêem isso como suficiente e alimentam também um blog e um canal no Youtube com informações e vídeos sobre as turnês, além do Facebook, Twitter e do próprio site. É claro que cada uma dessas mídias apresenta uma especificidade, enquanto o site aponta para um lado mais institucional o Twitter, por exemplo, se torna uma conversa entre os “de casa” onde os próprios internautas vão postando comentários ao longo das apresentações sobre o que acontece ou o que acham. O grupo cria, deste modo, seguidores que sentem-se realmente parte dele pois têm sempre acesso a trechos dos ensaios, bastidores das turnês além de “estarem em cena” com os atores.

Assim o Teatro Oficina vem provar que o teatro pode ser sim moderno e integrado à todas as mídias sociais de modo realmente ativo, deixando de ser a “arte ultrapassada”, basta traçar um objetivo e saber aproveitar as especificidades de cada público e mídia.

O vídeo abaixo é um exemplo disso, e mostra a preocupação do grupo em situar seu público virtual no local em que se encontram (atualmente em BH pra quem não sabe!). E pra quem não conhece a polêmica que envolve o grupo o vídeo dê talvez um direcionamento.


Quem quiser conhecer melhor o Teatro Oficina , seu trabalho e sua turnê em BH (que vai até dia 25 de outubro) acesse o site:

http://teatroficina.uol.com.br/home

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top