Vote em mim!

Cada vez que avanço no curso de Comunicação Social, percebo o grau de complexidade da nossa área. Outro dia em uma aula estávamos analisando as camapanhas políticas, mais especificamente alguns VTs que foram veiculados no horário eleitoral gratuito

Admito que fiquei embasbacado com as nuances e o nível de detalhes dessas campanhas e fiquei me imaginando como o publicitário responsável por planejar isso tudo. Cada detalhe é meticulosamente articulado para alcançar o objetivo desejado, ou seja, seu voto.

Vou listar, por exemplo, alguns pontos interessantes no programa da Dilma, são apenas alguns poucos detalhes:


- Repare como a câmera te leva para o meio da multidão, como se você estivesse lá, fazendo parte daquilo;
- Repare como a mulher é construida por partes, finalizando no todo da Dilma, tornando-a metonímia de mulher;
- Repare como o uso do vermelho, principalmente na luz, é balanceado pelo uso do verde (cor complementar do vermelho), tornando todo o ambiente mais neutro e agradável;
- Repare no uso do testemunhal e documental como táticas de persuasão;
- Repare como a Dilma "despropositadamente" gagueja e perde a palavra em alguns momentos, tornando a conversa mais real e mais íntima;
- Repare que sua história é contada de forma a exaltá-la como mulher forte;
- Repare que a composição de seu "look" é toda no sentido de mostrar uma senhora de respeito e elegante;
- Repare que o cenário é dentro de uma casa, demonstrando intimidade...

Esses só são alguns detalhes sobre como é feito uma campanha. Entretanto, muito mais interessante, até para quem não é de Minas conhecer é o programa do ex-governador Aécio Neves em sua investida ao Senado Federal.


Esse talvez seja o vídeo mais detalhado de todas as campanhas. Um vídeo cuidadosamente planejado para que cada detalhe de luz, figurino, gestual fossem integrados em prol da persuasão do eleitor.

O primeiro ponto interessante do vídeo é o próprio Aécio Neves. A sua capacidade de se expressar diante das câmeras é de fazer inveja a qualquer ator global. Primeiro, notem os fios grisalhos que surgiram nos cabelos do Aécio, dando um aspecto de jovem senhor ao ex-governador. Além disso é incrível a capacidade do Aécio de "falar e rir com os olhos", citando explicitamente o professor Carlos Medonça, do departamento de Comunicação Social da UFMG. 

Notem que os olhos do governador, bem como suas expressões faciais casam perfeitamente com o ritmo e os assuntos de sua fala. Além disso, notem que todas os movimentos do governador apontam para o seu número, em segundo plano.Antes de passar para os planos e aspectos do cenário, notemos o texto. O texto usa de muitos gerúndios, que trazem uma extensão do presente e, logo, uma ideia de continuidade. 

O cenário também é muito importante nesta composição. Notem como a luz do cenário é azulada, relembrando as cores do partido. Ademais, o número - que é uma sequência numérica crescente - está em destaque, escrito em azul no fundo branco. É impossível não repará-lo ou memorizá-lo após assitir este programa.
Por fim, embora este fim seja apenas para o post, notem como a sombra do letreiro Aécio, que desaparece quando o plano é fechado, encaxa perfeitamente à silhueta do governador, trazendo harmonia à composição da cena.Se esmiuçarmos mais, vamos notar outros muitos detalhes que são essenciais na construção da imagem do candidato. O vídeo do Aécio, por exemplo, é, sob o aspecto publicitário, uma peça excelente, bem planejada e executada. Coisas que parecem acidentais são, em verdade, articuladas minuciosamente a fim de motivar o eleitor e todos seus sentidos.

Longe de mim fazer propaganda pró ou contra candidatos, ou até mesmo do nível deles. Contudo, tratando de publicidade, a eleição está show!
 

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top