Estrela relança Ferrorama depois de desafio


A Estrela aproveitou o que é falado nas redes sociais para relançar um brinquedo que marcou a infância de muitos pais. Acompanhando a comunidade do Orkut “Volta Ferrorama”, criada em 2005, a empresa percebeu como existiam milhares de fãs que desejavam brincar novamente com o trenzinho. Com isso, a Estrela e a DM9DDB lançaram um desafio para esses adultos: se eles conseguissem percorrer os 20 km finais do Caminho de Santiago de Compostela com o Ferrorama, o brinquedo seria relançado.
                               
É claro que eles aceitaram o desafio! O percurso foi completado depois de três dias de muitos contratempos e, como o presidente da Estrela havia prometido: o trem chegou às lojas nesse mês de agosto.


Classe C de Consumo

Certa vez em uma entrevista Nizan Guanaes disse que um publicitário tem que conhecer um pouco de quase tudo, é o bom e tão falado repertório. Algumas coisas, porém, tem que ser conhecidas, estudadas e acompanhadas profundamente pelos profissionais de comunicação. Duas delas são, definitivamente, tendências e consumo.

Já não é novidade para ninguém que a economia brasileira está crescendo, bem como o número da PEA (População Economicamente Ativa) do país. Nesta conjuntura, uma classe outrora esquecida merece destaque, a classe C. Esta classe, que tem faixa de renda em torno 1270 e 4700 reais, tem sido, e com razão, a nova vedete dos anunciantes.

Para se ter uma ideia, a participação da classe C no mercado de decoração cresceu 52%. A classe C também já é responsável pela maior parte do faturamento das clínicas de cirurgia plásticas e por 20% das viagens à NY e por aí vai.

Destrinchando tais pesquisas e o comportamento da classe C, percebe-se alguns pontos bem importantes. Primeiro é que essa classe consome principalmente como forma de conquistar um status social, ainda que apenas a sensação de que passou uma classe superior. Em termos práticos, isso significa que ela tem hábitos de consumo muito semelhantes aos das classes AB. Celulares sofisticados, tênis caros, roupas, viagens, tudo isso virou alvo do público C, com aumento de seu poder aquisitivo e com a facilidade de crédito. Contudo, diferentemente das classes sociais mais abastadas, a classe C não demonstra fidelidade a marca. 

Outra característica notavel ao público C é sua adimplência. Em outras palavras, é um público com crédito, pois são excelentes pagadores. 

Este público, que sempre esteve à margem do consumo, entrou no mercado para ocupar uma parte considerável e as empresas estão, cada vez mais se voltando para este público. Isso significa que agora publicitários, sejam planners, criadores, mídias tem que pensar cada vez mais nesse público, que, definitivamente é que além de ter consumido bastante, ainda tem um grande potencial de crescimento.

O sorvete de baunilha e a GM

Ouvir o que cliente tem a dizer é de fundamental importância para qualquer instituição. As empresas atualmente estão ouvindo seus clientes cada vez mais, aproximando-os de seus processos de produção e até divulgação e reconhecendo como isso é importante.
Vejam como uma simples (e duvidosa) reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta totalmente inesperada de um produto. Vale a pena conhecer essa história:

A história começou quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente.

Eis o que ele escreveu:

"Esta é a segunda vez que eu mando uma carta para vocês e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição na nossa família, que é de comer sorvete depois do jantar. Repetimos esse hábito todas as noites, variando apenas o tipo de sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo.

Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então minhas idas à sorveteria se transformaram num problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro não funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer minha reclamação. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac.

A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação. Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta.

O funcionário e o reclamante, um senhor bem-sucedido na vida e dono de vários carros, foram a sorveteria no Pontiac. O engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou.

O funcionário voltou nos dias seguintes, a mesma hora e fez o mesmo trajeto. E o carro só não pegava na volta quando o sabor escolhido era baunilha.

O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro que passou a fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes possíveis e, depois de duas semanas, chegou a primeira grande descoberta. Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque este tipo de sorvete estava bem na frente. Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação ao tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar.

Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea. A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir desta linha.

Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha. A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, porque pode ser que uma grande inovação pode estra por trás de um sorvete de baunilha.

Isso serve para as empresas nacionais que não tem o costume de dar arenção a seus clientes, tratando-os até mal. Com certeza esse consumidor americano comprará outro Pontiac, porque qualidade não esta dentro da empresa, esta também no atendimento que despendemos aois nossos clientes.

É isso! OUÇA SEMPRE O QUE O CLIENTE TEM A DIZER.

Simbologia Bizarra


Esta semana conversava sobre minha futura profissão com um senhor, quando ele me perguntou se eu sabia qual era o símbolo da publicidade!

Não tinha idéia. Então ele mesmo me explicou. É o Galo! Pensei que fosse mais uma piadinha de futebol, mas não, existe uma explicação para isso: o galo é aquele que anuncia e faz alarde para chegada do dia.

Munida de tempo livre e curiosidade, fui descobrir os outros símbolos da comunicação. O resultado de cada profissão foi bizarro:

Primeiramente, porque eu não sabia que existia um mercado tão forte de anéis e chaveirinhos de formatura. A frescura é tanta, que tem até pedra preciosa e cor oficial para cada curso. A utilidade disso?


Descobri que o símbolo das RP é um golfinho. Explica-se que é um animal comunicativo e sociável. Ok, até ai. Mas, os RPs foram tão minuciosos na escolha de seu ícone que definiram até a espécie do tal golfinho.
Assim, o símbolo oficial das relações públicas são os golfinhos rotadores, não pode ser outro.



Quanto ao jornalismo, existem vários cerimoniais de formatura, ou melhor, várias opiniões quanto a seu símbolo. Alguns dizem que é uma máquina de escrever, outros uma pena com os dizeres LEX. E o quê isso significa? lei (?). Ainda numa das hipóteses dizia-se que era a raposa, pela esperteza.


Galo, raposa (só faltou o coelho!) e golfinhos rotadores, esta é a comunicação social.

"Vem ser feliz"

A Magazine Luiza lançou ótima promoção no seu Twitter. Quando for colocada a hashtag #liquitter, sem mais nenhum texto, os seguidores da rede varejista poderão tentar adivinhar qual produto ela está tentando divulgar. Quem for o primeiro a acertar, poderá comprá-lo por apenas R$ 1,50, através do Televendas da loja.

O ganhador receberá uma Direct Message para poder realizar a compra. A Magazine dará dicas pelo Twitter até que alguém adivinhe qual é a mercadoria da vez. Caso ninguém descubra, o produto será vendido com desconto pela internet.
Com essa ação, o número de pessoas seguindo e comentando sobre a empresa com certeza aumentou!


 
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