Consumidores no comando

Desde os meus 11 anos, quando comecei a ter acesso à internet, eu sempre me interessei muito por toda a instantaneidade que a rede me proporcionava. Na época, eu, curtindo os barulhos do ICQ e achando incrível conseguir falar com minha prima sem usar o telefone, não imaginava que um dia a internet poderia ocupar um espaço tão escandalosamente grande na mídia.
A internet mudou a relação entre consumidor/anunciante. Fazendo com que as funções destes se confundam.
Exemplo disso, é a campanha dos Cartões Bradesco que acontece no Youtube: a campanha é, basicamente, um jogo de mímica, onde o jogador tem que acertar, num determinado tempo, sobre qual filme é a mímica que está sendo feita.



O resultado pode ser publicado no twitter, facebook, ou orkut junto com um convite para seus amigos participarem. O mais interessante dessa campanha é que o próprio consumidor é  o principal método de divulgação, uma vez que após jogar o jogo, provavelmente irá publicar seu resultado, mandar para amigos e comparar resultados.

Outra prova dessa inversão de papéis é o aplicativo a seguir. Os estudantes da Miami Ad School de Berlim criaram um aplicativo para o Facebook para ajudar aos indecisos a escolherem o sanduíche do McDonalds perfeito para sua boca antes de irem às compras. Veja o aplicativo funcionando:




Sem gastar um centavo e sequer ter o trabalho de ter a idéia, o McDonalds consegue se espalhar pelos murais de Facebook de Berlim afora. Conveniente, não?

1 comentários:

Mariana Muchon disse...

ahhh! adorei! tenho que admitir que eu joguei o joguinho de mimica dos filmes! hahaha

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top