Planejamento,como ele pode mudar a vida de sua empresa

Um ótimo texto que achei nos meus arquivos e estou compartilhado com vocês.

Ele explica bem as diversas faces do planejamento e como ele pode ajudar no dia-a-dia de sua empresa. Vale a pena dar uma lida e entender melhor como funciona esta prática tão valorizada nos dias de hoje. Planejar!

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Seu mapa, sua bússola


É inegável que o planejamento é que dá o "norte" para a empresa e estabelece os objetivos a serem alcançados, facilitando a concentração de todos os esforços em uma só direção. Entretanto, há inúmeras empresas que não dão ao planejamento a sua devida importância, simplesmente alegando que é inútil e não funciona. Essas empresas que praticam ações empreendedoras sem direção, sem conhecimento do mercado, sem controle dos custos estão fadadas ao fracasso. Culpam o governo, a inflação, os juros altos, e não são capazes de reconhecer a própria incompetência, sem saber o que fazer para alcançar o sucesso. Empresas como a Embraco, Marcopolo, Magazine Luiza, O Boticário e tantas outras são exemplos vivos de que planejar, mais do que uma necessidade é um fator que determina sua sobrevivência no mercado.

Por onde começar


No planejamento de uma empresa, é necessária a participação de diversas pessoas, envolvendo os diversos setores que a compõem. O consultor Fabio Violin compara a empresa a um barco, sendo que ele está na proa e você está na popa. "Aí começa a fazer água no seu lado do braço. Bom, isso não é comigo, não é minha obrigação, não é meu setor. Mas, se o barco afundar, não afunda apenas uma parte, afundamos todos". Portanto, planejar é de responsabilidade de todos.


Na hora de fazer o esboço do planejamento, é importante responder as seguintes

1) O quê? – Objetivo a ser alcançado.

2) Por quê? – Benefícios a serem obtidos com o objetivo.

3) Quando? – Data para o alcance do objetivo.

4) Quem? – Pessoas envolvidas e suas responsabilidades.

5) Quanto? – Estabelecimento dos custos.

6) Como? – Ações necessárias para que o objetivo seja alcançado.

7) Quais? – Serão as dificuldades/obstáculos/problemas que terão que ser enfrentados e vencidos para que a meta seja alcançada.


Números, dados e palpites...

Veja o que consultores profissionais sugerem que você considere na hora de fazer seu planejamento:

• Mais do que números, leve em conta uma análise profunda e isenta dos erros praticados até aquele momento em sua empresa. Eduardo Botelho,consultor.

• Primeiro, é necessário estudar a fundo os recursos disponíveis e a qualidade dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa. O mercado consumidor, concorrente massivo e segmentado e fornecedor devem ser conhecidos e analisados através de pesquisas científicas. Ricardo Pedrosa, consultor.

• O mais importante é conseguir o consentimento e o sentido de responsabilidade de todos. Marisa Duarte, administradora.


Mantendo a chama viva

Certo, você planejou, colocou as metas que sua empresa pretende atingir no mural, todo mundo gostou, sabe o que deve ser feito no ano; perfeito. Mas aí entram em cena os grandes vilões da história: Dona Rotina e Zé Incêndio. Lidando com um e com outro todos os dias, durante semanas, é fácil se esquecer daquele papel que vai amarelando no quadro de avisos. Assim, as metas são abandonadas e as intenções, esquecidas. Uma das maneiras de prevenir-se desse abandono é transmitir conhecimentos – ou seja, realizar treinamentos – até que todos atinjam uma convicção espontânea. Somente assim ocorre a automotivação necessária para praticar o que foi planejado. Também é importante acompanhar o desempenho do planejamento, estabelecendo metas e os responsáveis por elas, desenvolvendo assim uma forma de avaliação do progresso.


Erros a serem evitados

Especialistas alertam que os seguintes erros devem ser evitados para que o planejamento não saia da rota:

• Falta do "como": não adianta definir "o que" se quer até "quando" se não forem estabelecidos os possíveis caminhos para atingir tal meta.

• Falta de prioridades: na hora de planejar, deve-se eleger uma meta principal, que pode ou não estar acompanhada de alguns objetivos menores; estabelecer três ou quatro metas de igual importância torna o planejamento inútil, pois as pessoas perdem o foco.

• Pressa: o planejamento não funciona para quem precisa dos resultados para ontem.

• Não controlar os resultados das ações e as necessidades de melhoria, mudança, redução ou expansão de objetivos.

• Planejar baseado em um problema passageiro e não na real situação da empresa.

• Definir mal os problemas: por exemplo, não adianta planejar bem a abertura de uma nova filial da empresa em uma determinada cidade, se a decisão de abrir essa filial não foi vista como parte de um problema maior de como crescer ou expandir. Não adianta planejar bem uma meta secundária se a questão principal foi mal decidida.



Planejamento pessoal

Tão importante quanto o planejamento de uma empresa é o planejamento pessoal de cada profissional que nela trabalha. Você já pensou onde quer estar no final de 2007? O que você deve fazer para alcançar tal meta? Pense nisso! Com certeza, ao final do ano, você terá adquirido conhecimentos sólidos tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Então, não se acomode; faça cursos, leituras, práticas diferentes.

Tudo que teve um início deve ter um fim

Chega-se então na hora da verdade, de apurar todos os números, ver o que foi conseguido e o que pode ser melhorado para os próximos planejamentos. Nesta fase final, deve-se tomar cuidado na divulgação dos resultados. O pessoal trabalhou duro para tentar cumprir todas as metas e realizar os objetivos. Assim, os resultados devem ser divulgados com, no mínimo, o mesmo entusiasmo com que se anunciaram os objetivos do planejamento. Faça gráficos, coloque os números em perspectiva, enfim, uma apresentação das metas atingidas, das metas não atingidas, dos pontos onde a empresa falhou. E lembre-se: um planejamento que dá bons resultados é o melhor motivo para se planejar novamente. O que você deseja para o futuro? Tire alguns dias para pensar na resposta, junte o pessoal da sua empresa, bote no papel, planeje. Depois é só arregaçar as mangas e fazer acontecer!

1 comentários:

Lívia Neto disse...

Enquanto eu lia lembrei de várias coisas, inclusive que no ENEJ vai ter um case de modelo de gestão da UCJ que é algo do tipo "como ter excelencia em gestão seguindo o planejamento estratégico".
A gente pode assistir!
=D

 
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