Olá a todos!


Incumbido da criação de um Blog sobre o Núcleo de Planejamento da C.R.I.A., comecei a me perguntar, o que fazer?


Bom, entre diversos assuntos que cogitei para estrear o blog, que iam desde comentários sobre bibliografias relacionadas ao assunto a um diário dos avanços dos processos nos quais nos envolvemos, acabei optando por começar literalmente do começo. Uma introdução ao assunto nunca fez mal a ninguém.


À procura de palavras para definir planejamento, recorri ao último avanço tecnológico no que se trata de definições. Vamos à Wikipedia, e a palavra é “planejamento”: “O Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado (Lacombe (2003, p.162)”. Ok, avançamos muito pouco, isso não ajuda ninguém. Filtrei minhas buscas, a sentença é “planejamento estratégico”: “O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela empresa, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente”. Uau, parecia que alguém tinha inchado a frase anterior para aumentar o número de caracteres...


Mas, pra falar a verdade, não esperava muito mais do que isso...


Ouvi falar que Otto Lara Resende dizia saber os três primeiros minutos de conversa sobre qualquer assunto. Um conhecido alega saber os três primeiros sites do Google sobre tudo. Arriscaria dizer que a Wikipedia tem somente trinta linhas sobre tudo que se acha no Google, ou seja, trinta linhas sobre tudo.


Vamos entrar na questão mais profundamente.


Levanto da cadeira e busco fontes mais detalhadas de informação, meu armário (lembrando aos leitores que no presente momento as bibliotecas se encontram em greve, não é preguiça).


Hum... Olha só, achei algo melhor, um manual de introdução:


“A realização de um planejamento de comunicação para uma empesa ou qualquer tipo de estabelecimento é uma forma de se conhecer a realidade organizacional, e, a partir do entendimento dos fluxos de comunicação internos e externos e das estratégias empresariais, apontar o que é realizado de forma satisfatória ou não e corrigir falhas”.


Hum... Já começamos a enfocar o planejamento comunicacional. Além disso, foi mencionada a importância da existência de um conhecimento sobre organização em questão. Gostaria de frisar este ponto. É imprescindível a realização de uma pesquisa abrangente o suficiente para que sejam levantadas informações relevantes sobre as atividades da organização e públicos envolvidos direta e indiretamente com a organização. E nesse ponto, até Wikipedia é ouro. Outro ponto que merece destaque na frase é diz respeito à pesquisa do quadro já existente de comunicação interna e externa, formal e informal.


Ãhn... Já tá ficando algo mais palpável, né? E eu estou gostando disso, quero mais.


Tenho agora em mãos “O processo da estratégia”, de Henry Mintzberg e James Bryan Quinn. Os autores apresentam na verdade cinco definições, que chamam de 5 P's para a palavra estratégia: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. A estratégia como plano, definição que mais me interessa, possui o significado de “algum tipo de curso de ação conscientemente engendrado, uma diretriz (ou conjunto de diretrizes) para lidar com uma determinada situação”. Afirmam que, neste sentido, as estratégias “são preparadas previamente às ações para as quais se aplicam e são desenvolvidas consciente e deliberadamente”.


Já saímos da definição literal do que é planejamento e caminhamos bastante no caminho que eu desejava, o que isso quer dizer na prática. O planejador portanto deve estudar a organização em questão e definir ações contidas numa estratégia coesa, que levem à transformação e aprimoramento do relacionamento com os diversos públicos que se relacionam com a organização.


Existem diversas formas de fazer isso, além de diversos tipos diferentes de planejamento, mas isso é outro papo e fica pra outro dia. Nos vemos então!



Fernando Veloso Leão

3 comentários:

André Luiz disse...

Opa Fernando!
salve salve a C.r.i.a., o planejamento e o blog mais bombante do planeta.
Começamos muito bem!
Abraços!

Ana Cláudia Ferr disse...

Uou!!!!

Parabéns, Fernando!!!

Bom começo pra este blog que vai bombar horrores!!!

Felipe Zulato disse...

Mto bom texto!!

Começamos com o pé direito!!

Uma salva de palmas para o Veloso!!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top