Vamos falar sobre Kandinsky


Pra você, arte é uma coisa sem graça e difícil de entender? Pra gente, não! No texto de hoje, falaremos de ninguém menos que Wassily Kandinsky. “Nossa, mas quem é esse cara?”, talvez você se pergunte. A gente te explica: ele é um dos grandes artistas plásticos do século passado e deixou um legado enorme para o mundo da arte.





Natural da Rússia, o artista mudou-se para Munique para estudar pintura, mas não gostou do que estava aprendendo. Interessava-se mais por outros elementos do mundo, como as paisagens, do que por aquilo que ensinavam na Universidade. Acho que, como a maioria de nós, Kandinsky tinha um espírito mais livre e menos focado apenas nas teorias vistas durante os anos de faculdade.



A gente já sabe que as amizades são formadas a partir de interesses em comum entre as pessoas, e com Kandinsky não foi diferente. Ele participou de vários grupos que seguiam correntes distintas, mas complementares de estudos, como o construtivismo e a Bauhaus, mas foi no grupo de inspiração expressionista Der Blaue Reiter que suas técnicas (cor, forma, textura, luminosidade) foram aprimoradas. Tudo que ele aprendeu com seus amigos e grupos teóricos fez com que sua obra se tornasse um exemplo para os demais artistas, destacando-se entre todos. Essa diversidade de conhecimento contribuiu para que seus trabalhos seguintes fossem cada vez mais inspiradores e bem trabalhados.



Até hoje seus quadros estão em constante exposição. Talvez porque sua obra ainda seja contemporânea mesmo depois de tanto tempo. Talvez porque seja diferente. Mas, com certeza, porque é algo único. O artista é considerado o idealizador e criador do abstracionismo, libertando, na época, a arte dos padrões tradicionais até então utilizados. Além disso, seu trabalho variou de acordo com o contexto que vivia, assim como acontece na vida de todas as pessoas, criando uma proximidade e intimidade com o público, que caminha através de suas emoções e percepções de mundo junto com o autor.



É visível que Kandinsky construiu sua obra de uma forma muito interessante e peculiar. Mas o que podemos aprender com esse artista? O que conseguimos concluir ao visitar uma exposição sua? Bom, falando pela gente: acreditamos que ele se espelha nas fases de sua vida e tira o melhor delas para mostrar ao mundo. E, como futuros publicitários, queremos exatamente isso: que o mundo veja aquilo que de melhor podemos tirar das ideias que nos rodeiam diariamente, no nosso contexto, tornando-as eternas.

Texto colaborativo: Leo Galesi, Ludmila Soares e Maria Carolina Netto

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top