Ações criativas: Sentem-se nas poltronas que vai começar!

Parece que intervenções publicitárias em cinemas e teatros estão realmente na moda entre os criativos do mundo inteiro. Não estou me referindo a aquela tradicional e até subliminar pela qual marcas aparecem de relance nos filmes e espetáculos. Mas sim à ações geniais de agências que surpreendem o público geralmente depois de se acomodarem nas poltronas. Situações curiosas que depois se popularizam como vídeos na internet.
O fato de geralmente esse tipo de ação não ser veiculado na TV não o faz menos eficiente, muito pelo contrário. Quando a idéia é original e criativa a repercussão é viral, ultrapassando todas as previsões de retorno em mídia espontânea. Por meio de likes e retweets os vídeos circulam pelas redes sociais carregando o nome da marca, e o melhor sem que se pague diretamente por isso. A internet permite, acima de tudo, o consumidor manter um relacionamento constante com a marca, diferentemente da repercussão momentânea e unilateral da televisão.
Foi assim que a cervejaria neerlandesa Heineken em parceria com o jornal italiano La Gazetta Dello Sport promoveu uma intervenção inusitada em um auditório. Era dia do duelo entre Milan e Real Madrid pela Liga dos Campeões, um jogo importante e aguardado. É também quando chefes e namoradas insistem do nada em convidar as vítimas fãs do Milan para uma apresentação de um quarteto de cordas.



Outra ação semelhante, apontada por muitos como cópia, é a da cervejaria Carlsberg na cidade de Bruxelas. Seguindo o conceito da campanha “That calls for a Carlsberg”, a agência responsável elaborou uma verdadeira pegadinha lotando uma sala de motoqueiros mal-encarados e apenas dois lugares sobrando. A coragem de passar por uma situação como essa certamente merece uma cerveja gelada.



E por fim uma ação igualmente criativa feita pela Natura aqui no Brasil em parceria com a Ingresso.com e Cinemark. Para promover a linha Natura Plant, ao comprar dois ingressos online, o usuário era perguntando se estava levando uma mulher no cinema. Se sim, podia gravar um vídeo em homenagem que seria exibido de surpresa antes da sessão. Claro que os elogios envolviam seus cabelos bem tratados.



Arnaldo Garcia

2 comentários:

Didy Ribeiro disse...

Nossa amei a campanha da natura ! Genial essa sacada !

Débora Vieira disse...

Adorei a da Natura também, sensacional!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top