Blogueiros e marcas podem ser processados por declarações falsas de produtos

Não é de hoje que o assunto está em pauta, mas a americana Federal Trade Commission (FTC), foi a primeira entidade a divulgar que deve adotar regras que responsabilizam os blogs (e as empresas que se relacionam com eles) no caso de declarações falsas sobre produtos, ou seja, se uma marca envia um produto para blogs e um blogueiro escreve que aquele produto leva a determinado efeito, mas a informação é falsa, tanto blogueiro quanto a empresa poderão ser processados pela FTC.

A Associação Americana de Agências de Publicidade reagiu e declarou que “regular muito cedo essa mídia ainda em desenvolvimento pode ter efeito negativo sobre os blogs e outras formas de marketing viral”. O Internet Advertising Bureau também se opôs alegando que podem haver consequências não desejadas para as novas mídias caso os anunciantes sejam responsabilizados pelas ações de terceiros sobre os quais eles não têm controle.

Ora bolas, temos que partir da premissa que os anunciantes não enganam seus clientes para vender seus produtos. Pelo menos deveria ser assim. Partindo desta análise, no meu ponto de vista, as entidades que se declararam contra estão erradas. Primeiro porque nenhuma empresa envia material de divulgação para uma mídia sem fiscalizar a comunicação feita (pelo menos deveria, esse é um dos trabalhos do depto de marketing) e segundo que os blogs não são uma mídia nova, já foram descobertos pelos anunciantes a pouco mais de 2 anos e a falta de uma fiscalização pode fazer com que os blogs se tornem uma mídia sem credibilidade nenhuma.
Há um pequena parte (mas existe) agindo de má fé no universo blogueiro postando qualquer coisa por dinheiro. Da mesma forma que existe (também em pequeno número) empresas se valendo dos blogs para espalhar no mercado informações falsas sobre produtos. Isso É uma realidade. Se há fiscalização para tv, para rádio, para revistas e jornais, além de outros canais de comunicação considerados mídias, por que com os blogs seria diferente?

Fonte: http://aletp.com/category/noticias-do-mercado/

2 comentários:

Maísa Gontijo disse...

Pra mim faz mutio sentido a opinião desse blogueiro..

Luiza disse...

pra mim também...

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top