Novas práticas de Marketing Político: a expansão na internet

Outro dia mesmo em minha quase jornada rumo a faculdade não pude deixar de notar uma intensa movimentação quando passava pela Praça Sete bem ali no coração de Belo Horizonte. Eram bandeiras pra tudo que é lado, bonequinhos personalizados, carros de som e um número incontável de correligionários nos calcanhares de um cotado(a) candidato(a) à prefeitura da cidade. Em tempos de eleição é só ficar um pouco mais atento na programação das rádios e televisões e na sujeira produzida nas ruas devido a distribuição de "santinhos" (pros garis de santinho só mesmo o nome). Muitas vezes o esforço pode até ser mínimo já que eles estão presentes em todas as partes da cidade dada a intensidade da propaganda.

De forma mais ampla podemos pensar que todas as ações de promoção de um candidato seja a vereador, prefeito ou qualquer outro cargo eletivo formam o que chamamos de marketing político. Bastante útil para políticos em campanha eleitoral o marketing político visa construir uma boa imagem de um determinado político frente ao eleitorado. A forma como a imagem do político vai ser construída é que está a chave do sucesso para uma campanha eleitoral. Na consolidação de uma imagem pública bem montada é necessário um planejamento que dê conta de colocar o candidato em evidência frente aos demais e determinar um perfil de eleitor a ser explorado nas ações de divulgação da campanha. É nesse momento em que aparece a figura do "marketeiro político", o sujeito responsável por planejar e colocar em prática tudo aquilo que for necessário para favorecer a reputação e melhorar a imagem de um político. E em pensar que o mais famoso de todos os tempos sustentava a Alemanha nazista (se lembram de Goebbels!).

Hoje as práticas não são mais tão voltadas a inflamação das massas como eram naqueles tempos. Novas estratégias de promoção da figura pública tem sido adotadas por meio de ferramentas menos personalistas e nem por isso menos eficientes. Sem dúvida quem chega forte nesse contexto é a internet que tem colaborado e muito na criação e manutenção de uma boa imagem pública. Um exemplo bem claro da presença cada vez mais maciça da internet no marketing político pode ser observados na disputa pela Casa Branca neste ano de 2008. Tanto o candidato John McCain quanto Barack Obama possuem verbetes de busca relacionados aos seus nomes no Google e Yahoo, perfil no Facebook, páginas no MySpace e vídeos próprios no YouTube produzidos por suas equipes de campanha. O resultado de tudo isso são milhões de acessos realizados diariamente em cadeia viral de modo que as propagandas são disseminadas rapidamente para um grande número de pessoas.


Pra encerrar o marketing político na internet tende a evoluir cada vez mais nos próximos anos, mas a aproximação física o corpo-a-corpo entre candidato e eleitor jamais poderá ser substituído. Aquela chave do sucesso de que falei pode ser justamente conciliar as antigas práticas do marketing político com as novas. E tenho dito nisso os políticos que desejam ser bem sucedidos precisam ficar atentos.

Referência:
Acesso em 15 set. de 2008.

Política para políticos http://www.politicaparapoliticos.com.br/
Acesso em 15 set. de 2008.

Comunicação Empresarial on line http://www.comunicacaoempresarial.com.br/
Acesso em 15 set. de 2008.



1 comentários:

Luiza disse...

muito bom, Huxley!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top