"Case da Record"

O marketing é um recurso com o qual nos relacionamos cotidianamente. Contudo, acredito que não seja comum estabelecermos análises de marketing para as novelas televisivas. Pensando nisso, achei interessante trazer o Case da Record, que conta como a novela “Bicho do Mato”, produzida pela emissora caiu no gosto do povo brasileiro e garantiu à Empresa o segundo lugar na audiência do horário que é transmitida. Acredito que o investimento em marketing pela Rede Record de Televisão foi um feito coerente ao seu interesse em ganhar representatividade no cenário televisivo brasileiro. Dessa forma, o destaque para a novela é apenas um exemplo do conjunto de ações de marketing na Record. A emissora percebeu a importância de envolver e agradar o público (principalmente os formadores de opinião) e ganhou a adesão de muitos telespectadores.

Espero que vocês gostem!

"Exposição Bicho do MatoRecord mostra que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come e com muito talento
Mania nacional. As novelas são famosas no país por marcar momentos na vida do brasileiro, lançar moda, estabelecer comportamentos, além de claro, amenizar o corrido e nem sempre agradável dia do telespectador. Os folhetins antes feitos, em sua grande maioria por um único canal de televisão, é, hoje, bastante concorrido. Uma das responsáveis por essa positiva mudança é a Rede Record que vem apostando alto, tanto em divulgação quanto institucionalmente, no crescimento de sua área de trabalho e na modernização de seus equipamentos. Uma prova desse desenvolvimento está na novela “Bicho do Mato”, que estreou este ano com um grandioso evento e já figura na segunda colocação do Ibope.
Para a realização de boas novelas é preciso além de uma imponente estratégia de marketing, um excelente suporte técnico. A Record está surpreendendo pelo seu pioneirismo. È a primeira a usar o serviço de repetição do sinal digital via satélite e com a finalidade de crescer mais e competir com outras emissoras, está investindo inicialmente R$ 8 milhões na aquisição do complexo cinematográfico da RECNOV (Record Produções). Investir em novela é um passo significativo para a emissora. Em pouco mais de um ano a RECNOV ganhou dois novos estúdios de 1000 metros quadrados casa e mais um estúdio. Para 2007 já farão parte desta máquina de sonhos: pavilhões administrativos, fábrica e depósito de cenários, equipamentos de última geração e oito estúdios de uso exclusivo para as suas novelas.
Com o objetivo de expor a marca Record através de um canal direto com o seu público, garantir credibilidade no mercado, divulgar na mídia os investimentos da empresa, estreitar os laços entre o público e os artistas da casa e manter um bom relacionamento com o telespectador, além de fidelizá-lo, a emissora lançou em julho deste ano, a exposição da novela “Bicho do Mato”. A campanha baseou-se num grande evento no Shopping Nova América, no Rio de Janeiro, na qual com o slogan “Venha curtir uma viagem inesquecível ao Pantanal, numa exposição fantástica” mostrou para os fãs do folhetim 36 fotos e imagens das gravações da trama, com direito a participação do elenco que conversou com os telespectadores e distribuiu autógrafos.
Os dez dias do evento contaram ainda com uma decoração inspirada no Pantanal, além de modelos vestidos com roupas típicas locais. Já sentindo-se como se estivessem na novela, o público ganhou brindes. Para fixar ainda mais a marca da novela e da Rec Nov, foram distribuídas camisetas, viseiras, chaveiros, squeezer (garrafas de plástico) e uma especial visitação às instalações onde é feita a novela. Peças de divulgação como painéis, filipetas e banners foram colocadas em vários pontos e entradas do shopping. Logo na entrada da mostra, pegadas no chão e a logomarca da novela indicavam o caminho aos visitantes. Apostando no marketing cultural, o evento apresentou ao público o grupo Hemoexakã, da aldeia Sapukai, que mostraram seus trabalhos de artesãos e sua cultura durante oito dias.
A campanha de divulgação de “Bicho do Mato” conseguiu impactar um público formador de opinião num local que possui um movimento diário de aproximadamente 80 mil pessoas. Uma das principais razões do sucesso alcançado pela Record vem de sua estratégia de marketing segmentada em que a conquista do público alvo é fundamental para que este novo produto. A resposta a essa produção de qualidade e a prova de que as novelas da Record estão caindo no gosto popular é a exportação das novelas para vários países e a sua consolidação no segundo lugar em seu horário, segundo o Ibope."


Mundo do Marketing : Publicado em 13/12/2006

1 comentários:

Felipe Zulato disse...

Mto bom Cacau.

É bom ver como o Marketing dá resultados quando é bem utilizado e estruturado. Até mesmo se for uma telenovela. Pena que muitas empresas ainda não conseguem perceber o quanto é importante investir nesse tipo de estrategia.

Abraços,

Felipe Zulato

 
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