RP e Moda?!?

Em busca de um assunto interessante e que pudesse render uma boa postagem, acabei encontrando nesse infinito mundo cibernético um blog que me deixou um tanto quanto surpresa. Ao colocar a palavra chave “relações públicas” no nosso querido Google, imaginei realmente que surgiriam milhões de coisas, possivelmente muitas nem um pouco relacionadas ao assunto. E esse blog me pareceu uma delas. Afinal, não seria no mínimo curioso se você encontrasse a palavra “moda” no meio de tantas opções que incluem marketing, planejamento, mapeamento de público, comunicação empresarial etc, etc, etc?! Não pude deixar de dar uma conferida para saber, afinal de contas, como a moda pode se relacionar tanto com relações públicas, a ponto de render assuntos que sustentam um blog.
Descobri que ele é escrito por uma profissional de RP chamada Joyce Melchior, que mora em São Paulo e, obviamente, é apaixonada por moda. Mas, segundo ela, não se trata de moda fútil, mas sim “inventada, combinada, do dia-a-dia, das passarelas, das tribos e das ruas”.
Soando um pouco estranho? Leia então as informações encontradas nesse mesmo blog. Talvez te façam pensar de outra forma: “a cada ano cresce mais o número de exportações de produtos têxteis. Em tempos de Fashion Week, Fashion Rio, exportações e vontade de consumir lá em cima, o Marketing e as Relações Públicas de Moda tornam-se essenciais nesta indústria. Hoje, as faculdades de moda já têm em seu programa currícular a disciplina de marketing e, os estilistas já percebem a necessidade de desenhar roupas e acessórios que serão usados por pessoas comuns. Hoje, o empresariado já está tentando conhecer melhor seu público e trabalhar de acordo com o que o consumidor deseja. Afinal, passarela é conceito, dia-a-dia é aplicação deste conceito.”
Ou então: “recente pesquisa da CNI revelou que 75% das empresas têxteis e 66% das de vestuário entrevistadas observaram queda de participação nas vendas para o mercado interno devido à concorrência com produtos chineses. No Brasil, grandes produtores têxteis, grandes varejistas e pequenas e médias empresas de moda e de confecção vêm adotando estratégias isoladas para atuar no mercado global, ou pelo menos para atender os níveis de competitividade desse mercado”.

E aí? Pensando na moda de forma diferente? Eu, pelo menos, sim. E não que tivesse alguma concepção preconceituosa em relação a ela, mas, com certeza, não me passava pela cabeça algo que agora parece óbvio. O planejamento se mostra essencial até nos mais inusitados setores, e olhe que a moda, pensada agora em relação à indústria envolvida, nem é tão inusitada assim.
E essa história toda de moda ainda me faz lembrar de um fator para o qual atentei desde minha passagem pelo curso de fisioterapia. Pode parecer mais inusitado ainda eu falar de fisioterapia, mas vão ver onde estou querendo chegar.

No curso, os professores sempre insistiam no fato de que a melhor forma de se avaliar um paciente é começar ouvindo toda a sua história de vida, para depois analisar seu corpo inteiro, e, apenas no final, ir ao ponto específico da lesão. Ou seja, um bom profissional deve possuir um olhar global, não se limitando apenas em tentar solucionar um problema restringindo-se ao foco da dor.
E isso é um ponto chave quando falamos de planejamento. Assim como um fisioterapeuta, um relações públicas não pode fechar o seu campo de visão a um ponto específico. Se parássemos para pensar na moda apenas como algo fútil, jamais perceberíamos a sua dimensão e o quanto um planejamento se mostra necessário a ela.

E se a Joyce ampliou sua visão por possuir interesse nessas duas áreas, cabe a nós, a partir de agora, também buscarmos analisar de forma diferenciada não só nossos maiores interesses, mas tudo o que está ao nosso redor. Afinal, se após ler esse post o planejamento já se mostra indispensável à moda, imagina para quantas outras coisas ele também não o é?
Link do blog "rp na moda": http://rpnamoda.blogspot.com

1 comentários:

Felipe Zulato disse...

Um bom planejamento é importante para qualquer setor! Seja ele na moda, no fast ou no slow food...hehe...com esta base de divulgacao bem organizada, qualquer negocio tende a dar certo.

Pena q a maioria dos administradores nao de tanta importancia para o setor da comunicacao e principalmente para o planejamento. Segundo alguns deles, é um desperdicio d dinheiro entender os seus publicos!

 
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